(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho



Continuando nossa Série...

Há alguns anos, certo pregador tomou a expressão bíblica do Salmo 23:4, “vale da sombra da morte”, e relacionou-a à experiência da vida cristã com um processo em três níveis. O primeiro é referente aos “dias de cima do monte”, quando tudo parece brilhar como o sol sobre rodas as coisas. Em segundo lugar, refere-se “aos dias comuns” nos quais fazendo as coisas usuais, não nos sentimos tão alegres nem deprimidos. Em terceiro, lugar, são “os dias sombrios”, quando tudo parece confuso, deprimente e triste. Esses dias sombrios, quando persistem, podem ser identificados como dias de depressão. A depressão é algo que a maioria das pessoas experimenta em diferentes períodos da vida.

Fui procurado por um colega que estava vivendo profunda depressão. Esse pastor iniciou seu ministério com alegria e sucesso. Era ainda jovem, por isso, buscou encontrar uma esposa que compartilhasse da sua visão e sonho. Casou-se e foi feliz por alguns anos, construiu uma família com três filhos. Sentia-se um homem realizado. Não lhe faltavam projetos audaciosos para o reino de Deus. Tinha grande satisfação no que fazia. Sua esposa participava de alguns trabalhos na igreja e tudo parecia normal em sua vida pessoal e ministerial, até o dia em que descobriu que sua esposa o traía. Procurou, inicialmente, atenuar o problema perdoando a esposa e desenvolvendo a restauração de seu casamento. Porém, ela havia se envolvido de tal modo com outro homem, que não foi possível suportar mais aquela situação. Por outro lado, a igreja que pastoreava passou a cobrar-lhe uma atitude contra a esposa. A situação ficou insustentável e a tristeza dominou seu coração. O casal separou-se. Uma vez só, com os três filhos menores, sentiu-se fraco para reagir e mergulhou em profunda depressão. Pediu licença à igreja do pastorado, mas viu-se perdido, sem gosto de viver ou continuar. De repente, todos os sonhos sucumbiram r a autoestima daquele pastor chegou ao fundo do poço. Fora do pastorado e sentindo-se abandonado, não faltaram especulações maldosas e boatos mentirosos. No fundo do poço, Deus teve misericórdia desse homem e ele entendeu que precisava de ajuda de alguém como amigo e conselheiro, com quem pudesse abrir o coração. Ao longo de alguns meses, as feridas foram curadas por um processo de aconselhamento bíblico. Aquele pastor saiu daquele poço de depressão, restaurou suas energias e reestruturou sua vida para voltar ao ministério e ajudar outras pessoas.
Certa feita, deparei-me com um homem que se assentou na poltrona de meu gabinete pastoral no templo. Com os olhos vermelhos, inchados e lacrimejantes, aquele homem chorava profundamente. Durante toda sua vida, ele pareceu-me o modelo de fortaleza, de alegria e comunicação. Agora, ali diante de mim, aquele homem estava mergulhado num profundo e inexplicável poço de depressão. Ele perdera aquela característica de pessoa livre e estava acorrentado aos tentáculos da depressão. Não conseguia falar uma palavra sequer! Queria falar, mas sua mente parecia estar bloqueada! Sua família, seus amigos mais próximos, os irmão na igreja, ninguém conseguia romper o “seu mundo interior depressivo”.
Oração, campanhas de orações, nada o removia daquele estado. Sua depressão parecia tê-lo lançado num labirinto escuro e lúgrube. Como conselheiro procurei romper os bloqueios emocionais daquele homem para poder ajudá-lo. O processo foi longo, mas o Espírito Santo ajudou a libertar aquele homem de seus traumas que o deprimiam.

Estas duas histórias indicam que podem ser várias as causas que provocam a depressão em pastores. Imaginemos o caso do profeta Elias. Depois de uma grande vitória no Monte Carmelo sobre profetas de Baal, a ameaça de uma mulher diabólica o fez sentir-se abandonado […].


Este pequeno texto é uma introdução à nossa Nova Série de postagens que irá abordar um tema muito atual e que tem afetado muitos, incluindo crentes: A Depressão. Abaixo o sumário de todas as postagens posteriores, acompanhe atentamente, ou inscreva seu email no menu "Inscreva-se" para recebê-las diretamente no seu email.


Intro. Depressão: Como vencer o esgotamento espiritual no ministério
Parte 1. O Vale de Sombra dos Pastores
Parte 2. Emocionalmente Frágeis
Parte 3. Pastores Também Ficam Deprimidos
  • 4. Afinal, O Que é Depressão?
  • 5. Sentimento de Culpa e Depressão
  • 6. A Depressão é Pecado?


Por: Elienai Cabral
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Elienai Cabral

Elienai Cabral

Elienai Cabral é Pastor, conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD e membro do Conselho Administrativo da CPAD. Autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”.