Lição 6 – Quem Domina a sua Mente (1 Tri. 2019)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


TEXTO ÁUREO
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” (Fp 2.5)

VERDADE PRÁTICA
Os substantivos “mente”, “sentimento” e “entendimento” pertencem à esfera do intelecto, que permite à pessoa aprender, desejar, pensar e agir.

LEITURA DIÁRIA
SEG. Mc 12.30: A fé cristã é racional, assim, amamos a Deus com todo o nosso entendimento
TER. Rm 7.25: Servimos a Deus com entendimento, pois a fé cristã não é irracional
QUA. Rm 8.6,7: A mente carnal é a predisposição mental da carne
QUI. Rm 12.2: Transformados pela renovação de nossa mente
SEX. 1Co 2.16: Ter a mente de Cristo significa pensar como Ele
SÁB. Cl 2.18: A mente ou o entendimento carnal pode envolver erro doutrinário

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Filipenses 4.4-9
4- Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
5- Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
6- Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
7- E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
8- Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo,  tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9- O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.


HINOS SUGERIDOS: 185, 187, 599 da Harpa Cristã





OBJETIVO GERAL
Mostrar que o seguidor de Jesus tem a mente de Cristo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Explicar a epístola aos Filipenses;
  2. Conceituar a palavra “mente” no contexto bíblico;
  3. Expor o conceito da expressão “a mente de Cristo”.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Quem viveu o milagre do novo nascimento recebeu o processo de metanoia, isto é, transformação plena da mente e do pensamento. Algo que só o Espírito Santo pode fazer.
A lição desta semana tem como propósito a reflexão introspectiva acerca das atitudes, das decisões e da maneira de viver dos que se acham discípulos do Mestre. A pergunta cabível ao final da presente lição é: “Jesus realmente é o Senhor do seu pensamento?”
Como o nosso tema está fundamento na epístola aos Filipenses, estude-a disciplinadamente para expor o conteúdo desta semana. Boa aula!

INTRODUÇÃO
Quem nasceu de novo é nova criatura, e assim a vida cristã é norteada pelo Espírito Santo. Isso significa que nós, como cristãos, não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. A presente lição é uma reflexão introspectiva sobre a nossa maneira de viver, as nossas atitudes e as nossas decisões, e se realmente Jesus é o Senhor de nosso pensamento.

I – SOBRE A EPÍSTOLA AOS FILIPENSES
Filipos era uma colônia romana e uma das principais cidades da Macedônia. Paulo esteve na cidade por ocasião de sua segunda viagem missionária e ali fundou a primeira igreja europeia. 
  1. A doutrina.
  2. O relacionamento. 
  3. O ensino. 

SÍNTESE DO TÓPICO I
O objetivo da carta não é doutrinário, mas de ensino prático sobre o relacionamento cristão.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Para introduzir a lição desta semana, sugerimos reproduzir para a classe o esquema proposto conforme a sua possibilidade e fazer uma exposição geral sobre a epístola.

Epístola aos Filipenses
Autor: Apóstolo Paulo
Propósito: O apóstolo Paulo escreveu a carta para agradecer pela oferta generosa e levar aos membros da igreja a conservar a unidade, a humildade, a comunhão e a paz.
Principais características:
  1. (1) Uma carta pessoal e afetuosa;
  2. (2) um texto altamente cristocêntrico;
  3. (3) contém algumas declarações profunda­mente cristológicas (2.5-11);
  4. (4) é denominada de a “epísto­la da alegria”;
  5. (5) apresenta uma vida cristã equilibrada.

II – SOBRE A “MENTE” NO CONTEXTO BÍBLICO
Há diversos termos nas línguas originais da Bíblia para “mente” e seus derivados. Vamos estudar alguns deles aqui. Cada termo apresenta diferenças sutis, mas significativas.
  1. A mente como faculdade psicológica. 
  2. A mente como forma de pensar. 
  3. Espírito. 
  4. Coração. 

SÍNTESE DO TÓPICO II
O termo “mente” na Bíblia pode significar faculdade psicológica, forma de pensar, espírito ou coração.

SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
A palavra grega metanoia sugere, fortemente, que o pecador mergulhe para além da mera consciência intelectual quanto à pecaminosidade. Mas que o faça com tal ímpeto e repulsa, que o leve a rejeitar o mal e a seguir a Cristo, desejando aprender cada vez mais do Salvador (Mt 3.8; At 5.31; 20.21; Rm 2.4; 2 Co 7.9,10; 2 Pe 3.9).
Vejamos, agora, o lado positivo da conversão. O pecador deve não somente 'voltar-se de' mas 'voltar-se para'. Assim, voltamo-nos do pecado para voltarmo-nos para Deus. O voltar-se para Deus é um ato de fé. Consiste em se entrar numa relação positiva com Deus. É algo central na experiência cristã; enfatiza a importância da fé. ‘Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam’ (Hb 11.6). Todas a nossas relações com Deus acham-se ancoradas na fé” (MENZIES, William W; HORTON, Stanley M, Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé, Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.86).

III – SOBRE A MENTE DE CRISTO
O sentimento que norteava a vida dos irmãos filipenses era de alegria e de comunhão. É isso que deve prevalecer na vida cristã em todos os lugares e em todas as épocas.
  1. O sentimento de alegria. 
  2. Nossa gratidão a Deus. 
  3. A paz de Deus. 

SÍNTESE DO TÓPICO III
Quem tem a mente de Cristo desfruta do sentimento de alegria, gratidão e paz em Deus.

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
Rios de Água Viva
[…] No Evangelho de João, lemos as palavras: ‘Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva’ (Jo 4.10). Louvado seja Deus pelas águas vivas que hoje fluem livremente, pois elas vêm de Deus a todo coração faminto e sedento.
No poderoso nome de Jesus, podemos ir aos confins da terra e aos lugares secos e ermos, pois até os corações ressequidos, tristes e solitários foram feitos para se alegrar no Deus da sua salvação. Clamemos hoje pelos rios.
Em Jesus Cristo, recebemos o perdão dos pecados e a santificação de nosso espírito, alma e corpo e, em santificação, recebemos o dom do Espírito Santo prometido por Jesus aos discípulos – a promessa do Pai. Recebemos tudo isso pela reconciliação. Aleluia!
O profeta declarou que Jesus tomou sobre si as nossas aflições e carregou as nossas tristezas. ‘Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados’ (Is 53-5). Cura, saúde, salvação, alegria, vida: temos tudo isso em Jesus. Glória a Deus!” (SEYMOUR. Devocional: O Aviva-mento da Rua Azusa. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.148-49).

CONCLUSÃO
O nosso comportamento na vida diária, no lar, na Igreja, no trabalho e na sociedade reflete o que há em nosso coração, e isso mostra por si só quem domina a nossa mente. Há pontos na fé cristã que são inegociáveis, e quem é dominado pelo Espírito não abre mão de sua fé nem cede um milímetro sequer de sua fidelidade a Deus. É esse espírito que domina a mente dos crentes fiéis em Cristo Jesus.

PARA REFLETIR
A respeito de “Quem Domina a Sua Mente” responda:
  1. Qual o apelo paulino aos filipenses? O apelo paulino é para que haja entre os filipenses “o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2.5).
  2. O que significa ter a “mente de Cristo”? Ter “a mente de Cristo” (1 Co 2.16) significa pensar como Ele.
  3. O que dá um sentido novo à saudação grega usada por Paulo (Fp 4.4)? O Senhor Jesus é a fonte inesgotável de gozo e alegria, e isso dá à saudação um sentido complemente novo.
  4. Qual deve ser a atitude de quem tem a mente de Cristo em relação às pessoas à sua volta?Moderação.
  5. O que excede o nosso coração e os nossos sentimentos em Cristo Jesus? A paz de Deus.
Lições do 1º trimestre de 2019 – Esequias Soares


Por: Esequias Soares
Orientações Ao reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Esequias Soares

Esequias Soares

Esequias Soares é pastor da Assembleia de Deus em Jundiaí, SP. Graduado em Letras, com habilitação em Hebraico, pela Universidade de São Paulo, e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, é professor de Hebraico, Grego e Apologia Cristã. Além disso, é comentarista de Lições Bíblicas da Escola Dominical, autor de diversos livros e presidente da Comissão de Apologética Cristã da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil).