Lição 10 - Poder do Alto contra as Hostes da Maldade (1 Tri. 2019)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


TEXTO ÁUREO
"Eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc 24.49)

VERDADE PRÁTICA
 As obras das trevas são demolidas pelo poder de Deus no trabalho de pregação do Evangelho de Cristo.     

LEITURA DIÁRIA
SEG. Mt 10.1: O poder do alto liberta os oprimidos e cura os enfermos     
TER. Mc 5.6-10: O Senhor Jesus faz os demônios estremecerem
QUA. Lc 4.36: As hostes da maldade só podem ser vencidas por Jesus
QUI. At 13.9-11: É necessário ser cheio do Espírito Santo para vencer a força do Inimigo
SEX. At 19.13-16: Os exorcistas de Éfeso confundiam o nome de Jesus com fórmulas mágicas
SÁB. At 19.18-20: O poder de Deus destrói as obras das trevas

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 8.5-13,18-21

 5- E, descendo Filipe à cidade de Somaria, lhes pregava a Cristo.
6- E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia,
7- pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
8- E havia grande alegria naquela cidade.
9- E estava ali um certo homem chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica e tinha iludido a gente de Samaria, dizendo que era uma grande personagem;
10- ao qual todos atendiam, desde o mais pequeno até ao maior, dizendo: Esta é a grande virtude de Deus.
11- E atendiam-no a ele, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas.
12- Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
13- E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou, de contínuo, com Filipe e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.
18- E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,

19- dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.
20- Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.
21- Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.

<
HINOS SUGERIDOS: 5, 24, 432 da Harpa Cristã




OBJETIVO GERAL
Deixar claro que precisamos do poder do alto para vencer as hostes da maldade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Explicar o contexto histórico de Samaria;
  2. Expor sobre o Evangelho entre os samaritanos;
  3. Mostrar Filipe em Samaria e Simão, o Mágico.

  

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A lição desta semana está centrada no relato do trabalho missionário de Filipe. Esse trabalho se deu num contexto de animosidade que havia entre judeus e samaritanos. Era uma animosidade histórica e social. Por causa disso, nosso Senhor havia orientado para os discípulos não entrarem na cidade dos samaritanos. Entretanto, a pregação do Evangelho de Cristo, bem como o avivamento do Espirito, quebrou essa animosidade histórica. O poder do alto trouxe alegria e libertação para uma cidade e desfez a obra das trevas naquele lugar. Esse poder em Samaria lembra-nos o que Deus fez no início do século passado na Rua Azusa, EUA, quando negros e brancos louvavam ao Senhor no mesmo local e, debaixo do mesmo poder, as obras das trevas foram destruídas.

PONTO CENTRAL
As obras das trevas são destruídas pelo poder da pregação do Evangelho de Cristo.

INTRODUÇÃO
O relato do trabalho evangelístico de Filipe em Samaria nos chama a atenção Primeiro, por causa da animosidade que havia entre judeus e samaritanos; depois, porque Jesus havia dito antes: não "entreis em cidade de samaritanos" (Mt 10.5).

I - CONTEXTO HISTÓRICO DE SAMARIA

Os samaritanos eram os israelitas que se mesclaram como povos estrangeiros durante o período da dispersão das Dez Tribos do Norte em 722 a.C. Com o passar do tempo, essa mescla veio a ser também religiosa. 

  1. A fundação de Samaria
  2. O cativeiro. 
  3. As diferenças entre judeus e samaritanos. 


SÍNTESE DO TÓPICO I
A cidade de Samaria foi fundada pelo pai do rei Acabe, Onri. Samaria era a capital do Reino do Norte.
                          
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓCICO
A aula desta semana é uma excelente oportunidade para você estudar a cidade de Samaria, bem como o início da divisão do Reino de Israel. Esse estudo o levará a compreender o contexto que se encontra o evangelista Filipe em Atos dos apóstolos. Por isso, estudar Samaria e a divisão do Reino de Israel é muito importante para essa lição. Sugiro para o seu estudo o Dicionário Bíblico Wycliffe e Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, ambas as obras foram editadas pela CPAD.

  
II - O EVANGELHO ENTRE OS SAMARITANOS
O relacionamento cristão com os samaritanos começou de forma salutar com o Senhor Jesus e depois continuou com Filipe. Este aqui é o mesmo que foi escolhido como um dos sete diáconos (At 6.5), mas logo se destacou na pregação do Evangelho e aparece cerca de vinte anos depois como evangelista (At 21.8).

  1. Jesus e os samaritanos. 
  2. O poder de Deus entre os samaritanos. 
  3. O batismo no Espírito Santo. 


SÍNTESE DO TÓPICO II
Jesus levou a primeira mensagem aos samaritanos e, por instrumentalidade de Filipe, o Evangelho impactou aos samaritanos com o poder do Espírito.


SUBSÍDIO TEOLÓGICO
De fato, deveriam ter sempre em mente que o batismo no Espírito não é uma experiência climática. Assim como o próprio Pentecostes foi apenas o começo da colheita, tendo trazido homens e mulheres a uma comunhão de adoração, ensino e serviço, assim também o batismo no Espírito Santo é apenas uma porta para uma relação crescente entre Ele mesmo e os crentes. Essa relação leva a uma vida de serviço, onde os dons do Espírito proveem poder e sabedoria para a divulgação do Evangelho e o crescimento da Igreja, como evidenciado pela sua rápida propagação em muitas áreas do mundo atual. Novos preenchimentos e orientações relativas ao serviço devem ser esperadas conforme surgirem novas necessidades, e conforme Deus, em sua vontade soberana, cumprir o seu plano" (MENZIES, William W; HOR-TON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.106).


III - FILIPE EM SAMARIA E SIMÃO, O MÁGICO
Antes da chegada de Filipe à Samaria, ali estava Simão, o mágico, um entre os vários impostores que afirmavam possuir os segredos da natureza e comunicar-se com o mundo invisível, dedicando-se ao ocultismo e ao curandeirismo. 
  1. Simão, o mágico. 
  2. A conversão de Simão, o mágico. 
  3. A repreensão do apóstolo Pedro. 

SÍNTESE DO TÓPICO III
O impostor Simão, o Mágico, foi repreendido pelo apóstolo Pedro.

SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ
"O Senhor considerará você tão responsável por acreditar numa mentira quando considerou Adão. As falsas doutrinas matam a alma. Se sairmos da Palavra de Deus para crermos numa mentira, perdemos o sangue e a vida de nossa alma. Não deixe que ninguém o engane, ainda que venha como anjo de luz [...]. A Palavra de Deus nos diz: ‘Tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras (2 Co 11,13-15)" (SEYMOUR. Devocional: 0 Avivamento da Rua Azusa. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.40-41).

CONCLUSÃO
A história de Simão, o mágico, nos mostra que seu comportamento foi reprovado por Deus. Há uma diferença abissal entre o poder que vem do alto, o poder sobrenatural do Espírito Santo, e os pseudomilagres operados por charlatões e embusteiros, agentes a serviço do reino das trevas. Isso nos serve de lição para estarmos alertas quanto aos líderes enganosos.

PARA REFLETIR
A respeito de "Poder do Alto contra as Hostes da Maldade", responda:



• Quais os dois últimos fatos que consolidaram a ruptura dos samaritanos?
Os samaritanos rejeitaram as Escrituras do Antigo Testamento, adotaram apenas o Pentateuco e também construíram um templo rival no monte Gerizim.

• Qual a atitude dos samaritanos da cidade de Sicar, de Samaria, em relação a Jesus?
Na aldeia de Sicar, em Samaria (Jo 4.5), os samaritanos receberam Jesus e cre­ram na sua mensagem como resultado do testemunho da mulher samaritana (Jo 4.39-42).

Como Filipe revolucionou a cidade de Samaria?
I ilipe revolucionou a cidade pelo poder de Deus. 

• Como Simão, o mágico, foi desmascarado?
Simão, o mágico, foi desmascarado na tentativa de subornar o apóstolo Pedro, pensando ser possível comprar o poder do Espírito Santo.

• O que significa o termo "simonia" e de onde vem?
Simonia consiste no ato deliberado de comprar ou vender as coisas espirituais. O termo deriva do nome de Simão.

Lições do 1º trimestre de 2019 – Esequias Soares


Por: Esequias Soares
Orientações Ao reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Esequias Soares

Esequias Soares

Esequias Soares é pastor da Assembleia de Deus em Jundiaí, SP. Graduado em Letras, com habilitação em Hebraico, pela Universidade de São Paulo, e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, é professor de Hebraico, Grego e Apologia Cristã. Além disso, é comentarista de Lições Bíblicas da Escola Dominical, autor de diversos livros e presidente da Comissão de Apologética Cristã da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil).