Lição 9 – Conhecendo a Armadura de Deus (1 Tri. 2019)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


TEXTO ÁUREO
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." (Ef 6.13)

VERDADE PRÁTICA
A metáfora do sistema militar, usada por Paulo, mostra que estamos em guerra no mundo espiritual. Estejamos, pois, cingidos com a armadura espiritual!

LEITURA DIÁRIA
SEG. 2 Co 10.4: As armas do cristão são espirituais
TER. Cl 2.1: Pastorear o rebanho do Senhor também é um combate
QUA. 1 Ts 2.2: Pregar o Evangelho já é um grande combate espiritual
QUI. 1 Ts 5.8: A couraça e o capacete são armas espirituais no combate ao pecado
SEX. 1 Tm 1.18: O apóstolo Paulo compara a nossa missão como a de um militar
SÁB. 2 Tm 4.7: O apóstolo Paulo combateu o bom combate e venceu

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 6.13-20
13- Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14- Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15- e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16- tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17- Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espirito, que é a palavra de Deus,
18- orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espirito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos
19- e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20- pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.
 
HINOS SUGERIDOS: 9, 212, 305 da Harpa Cristã




OBJETIVO GERAL
Conscientizar que é a vontade de Deus que sejamos revestidos de toda a armadura espiritual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Mostrar a guerra e seu sentido metafórico;
  2. Discutira metáfora bíblica da armadura;
  3. Elencar outras armas usadas como ilustração.


INTERAGINDO COM O PROFESSOR
É importante ter em mente que esta lição é um desdobramento da anterior. Se na lição anterior vimos que há uma guerra espiritual, pois nossa “luta não é contra carne e sangue", aqui, o apóstolo usa a metáfora da armadura para mostrar a realidade dessa guerra. Assim, veremos que o apóstolo usou os instrumentos bélicos como metáfora de uma realidade que todos vivemos. Há uma batalha espiritual e, para enfrentá-la, precisamos estar bem preparados com as armas espirituais. Devemos estar prontos, e armados, afim de lutarmos e vencermos essa guerra. Boa aula!

PONTO CENTRAL
Estamos em guerra no mundo espiritual.

INTRODUÇÃO
A presente lição é a continuação da anterior. Lá vimos que existe uma batalha espiritual e invisível entre os crentes em Jesus e o reino das trevas. 

  1. Ao longo dos séculos. 
  2. Os antigos. 
  3. Sentido metafórico. 

SÍNTESE DO TÓPICO I
A guerra em si mesma é incompatível com o espírito cristão, mas aqui o apóstolo a usa como metáfora afim de mostrar a realidade da batalha espiritual.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Para enriquecer a sua exposição do primeiro tópico seria interessante fazer uma pesquisa sobre s guerra ao longo da história do mundo. Por meio de sites confiáveis ou de revista especializada, tenha acesso a um resumo sobre o contexto das guerras, principalmente primeira e segunda mundiais. A ideia é que essa exposição tenha maior objetividade quando você se encontrar munido de conhecimentos básicos sobre a guerra. Avalie a possibilidade de compartilhar a sua pesquisa com a classe, seja em forma de artigo, resumos ou resenhas.

II - A METÁFORA BÍBLICA
"Guerra", "batalha", "luta", "combate", "peleja" são termos do dia a dia para indicarmos, muitas vezes, um debate ou discussão e, também, para nos referirmos às dificuldades da vida. 

  1. A armadura do soldado romano. 
  2. A armadura de Deus (v.13). 
  3. A couraça da justiça (v.14). 

SÍNTESE DO TÓPICO II
A armadura do soldado romano representa a armadura de Deus.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Para este tópico é importante conhecer melhor o termo "Justiça”:
Justiça de Deus, [Do hb. tsadik; do gr. dikaios; do lat. justitia] Atributo moral e básico de Deus, manifestado pela fidelidade com que o Supremo Ser trata seus propósitos e decretos. É a sua fidelidade com a própria natureza. A justiça de Deus entra em ação todas as vezes que a sua santidade é agredida. Sua justiça e santidade acham-se intimamente associadas; não se pode abstrair uma da outra sem violar sua inefável natureza. Justiça Original. Condição moral e espiritual que o ser humano recebeu de Deus quando de sua criação. O homem era naturalmente bom. Tendia a executar o que era reto e justo. Mas o pecado afetou-lhe a natureza de forma flagrante e quase que irremediável. Aceitando porém a Cristo, os descendentes de Adão e Eva são, não somente justificados, como transformados pelo Espírito de Deus. A regeneração faz com que readquiramos a justiça original e passemos a viver sob o mando da justiça de Cristo. Este ensino encontra-se na maioria das epístolas paulinas (Ef 4.24; Rm 8.29; 2 Co 3.18)" (ANDRADE, Claudionor de Corrêa. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro; CPAD, 1998, pp.197-98).

III - OUTRAS ARMAS USADAS COMO ILUSTRAÇÃO
O apóstolo Paulo não foi exaustivo ao elencar os instrumentos bélicos de sua geração. Aqui vamos apresentar os demais elementos apresentados na sua lista.

  1. Os calçados (v.15). 
  2. O escudo da fé (v.16). 
  3. O capacete da salvação e a espada do Espírito (v.17). 
  4. A outra lista (vv. 18,19). 


SÍNTESE DO TÓPICO III
Os calçados, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito são armas usadas como ilustração.

SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ
Deus quer trazer fé aos nossos olhos e aos nossos ouvidos, uma realização viva do que seja a Palavra de Deus, do que o Senhor Deus quer dizer e do que podemos esperar se crermos. Estou certo de que o Senhor deseja colocar diante de nós um fato vivo que, pela fé, deve pôr em ação um princípio que está dentro de nossos corações, a fim de que Cristo destrone todo o poder de Satanás.
 É isso que eu penso. O Reino dos Céus está dentro de nós, dentro de cada crente. O Reino dos Céus é Cristo, é a Palavra de Deus.
O Reino dos Céus deve superar todas as demais coisas, até sua própria vida. Tem que ser manifestado de maneira tal que compreendas que mesmo a morte de Cristo traz à lume a vida de Cristo.
O Reino dos Céus é a vida de Jesus, é o poder do Altíssimo. O Reino dos Céus é puro, é santo. Não tem doenças, nem imperfeição" (WIGGLESWORTH, Smith. Devocional. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.72-73).

CONCLUSÃO
Os crentes precisam dessa armadura de Deus ainda hoje. Isso porque bem sabemos que os inimigos da Igreja não são agentes humanos. Estão por trás deles os demônios, liderados pelo seu maioral, o Diabo. Os recursos espirituais apresentados aqui são importantes e poderosos para expelir todas as forças do mal.

PARA REFLETIR
A respeito de "Conhecendo a Armadura de Deus", responda:

Qual o enfoque da guerra na presente lição?
O enfoque é metafórico, representando a nossa luta espiritual contra os inimigos da nossa salvação (2 Co 10.3; 1 Tm 1.18).

O que significa cingir "os lombos com a verdade"?
Significa usar a verdade como cinturão (Is 11.5).

O que significa o uso dos calçados na linguagem figurada?
Na linguagem figurada isso remete a agilidade e prontidão na obra da evan­gelização e na pregação do evangelho da paz.

De que o escudo da fé nos protege?
Esse escudo nos protege das setas malignas (Sl 91.5).

A que se refere a expressão "espada do Espírito"?
A expressão paulina "espada do Espírito" se refere à Bíblia, pois as Escrituras Sagradas vieram do Espírito Santo (2 Pe 1.21).

Lições do 1º trimestre de 2019 – Esequias Soares


Por: Esequias Soares
Orientações Ao reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Esequias Soares

Esequias Soares

Esequias Soares é pastor da Assembleia de Deus em Jundiaí, SP. Graduado em Letras, com habilitação em Hebraico, pela Universidade de São Paulo, e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, é professor de Hebraico, Grego e Apologia Cristã. Além disso, é comentarista de Lições Bíblicas da Escola Dominical, autor de diversos livros e presidente da Comissão de Apologética Cristã da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil).