(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


Texto Áureo
“Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra.”
(Sl 57.5)

Verdade Prática
Adoremos e louvemos a Deus, pois a sua glória enche os Céus e a Terra.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Êx 29.43-45
A glória do Senhor santifica
Terça – Lv 16.2
O poder da glória de Deus
Quarta – 2 Cr 5.13
A manifestação da glória do Senhor
Quinta – 2 Cr 7.2
Quando a presença do Senhor encheu o Templo
Sexta – Is 6.3,4
A glória do Senhor manifesta-se pela adoração
Sábado – Ag 2.7-9
Deus manifesta-se a Israel

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 40.34-38; Números 9.15,16

Êxodo 40
34 - Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo,
35 - de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e aglória do Senhor enchia o tabernáculo.
36 - Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.
37 - Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava;
38 - porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.
Números 9
15 - E, no dia de levantar o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do Testemunho; e, à tarde, estava sobre o tabernáculo como uma aparência de fogo até àmanhã.
16 - Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e, de noite, havia aparência de fogo.

HINOS SUGERIDOS: 404, 457, 514 da Harpa Cristã





OBJETIVO GERAL
Revelar como a nuvem de glória estava sobre o povo de Deus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Apresentar a Coluna de Nuvem;
Explicar a Shekinah que esteve presente nas peregrinações de Israel;
Destacar algumas lições para hoje.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição passada vimos o Senhor Jesus como o Sumo Sacerdote Perfeito. Por intermédio dEle tivemos acesso à presença de Deus. Nesta lição, estudaremos a respeito da experiência de Israel com a glória de Deus. Nesse sentido, veremos que havia uma Nuvem de Glória sobre a nação que, como uma espécie de selo de propriedade, dava ao povo judeu a marca de pertença do Senhor. Hoje, temos o Espírito Santo, que uma vez foi derramado “sobre toda a carne” em Atos dos Apóstolos, sendo assim, o selo que confirma-nos como propriedade exclusiva de Deus. Assim, vivamos e desfrutemos da glória do Pai Celestial.

ESBOÇO

INTRODUÇÃO
Êxodo 40 e Números 9 registramo cuidado de Deus com Israel. Na caminhada no deserto rumo à terra prometida, uma nuvem permanecia sobre o Tabernáculo. A imagem dessa nuvem marcou a história de Israel, pois ela cobria a “Tenda da Congregação”, enchia oTemplo, enfim, um símbolo vivo de que Deus estava entre o seu povo. Anelemos por essa maravilhosa presença!

I – A COLUNA DE NUVEM: A GLÓRIA DIVINA SOBRE ISRAEL (Êx 40.34)
1. Quando “a nuvem cobriu a tenda da congregação”.
2. A glória de sua Presença.
3. “Glória” no hebraico e no aramaico.


SÍNTESE DO TÓPICO I
A Nuvem de Glória cobria toda a Tenda da Congregação, pois era o símbolo da presença divina.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Há muitas pessoas que fazem confusão com o termo shekinah. Umas usam-no sem a noção de o porquê o termo ganhou essa popularidade; outras têm uma visão radical de que o termo não deveria ser usado porque “ele não existe na Bíblia”. O tópico presente dá uma explicação satisfatória para uma visão equilibrada. Por isso, deixe claro à classe que há termos na cultura judaica que, por causa de sua sacralidade, ou perda dos fonemas hebraicos, foram reformulados. Por exemplo, o nome verdadeiro de Deus é expresso por Adonai, pelo termo aportuguesado Jeová e outros. No Novo Testamento, a expressão Santíssima Trindade também não aparece, mas ela retrata com perfeição o que os textos apostólicos ensinam sobre essa maravilhosa doutrina. Portanto, não há nada que proíba o termo shekinah.

II – A SHEKINAH QUE ESTEVE PRESENTE NAS PEREGRINAÇÕES DE ISRAEL

1. A glória permanente de Deus.
2. A nuvem de Deus nos montes e desertos.
3. A nuvem se manifestou sobre o propiciatório.


SÍNTESE DO TÓPICO II
A Shekinah era uma glória permanente, revelada sobre o propiciatório da Arca da Aliança.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A aproximação de Israel ao Senhor, o grande Rei, era claramente multissensorial. O povo via a glória no fogo e na nuvem, ouvia Deus no trovão e no terremoto, e cheirava algo da doçura divina na fragrância dos perfumes. O Deus fora da percepção sensorial se revelava metaforicamente de modo que os seres humanos sensíveis pudessem entender. Êxodo 31 resume a aproximação ao Santo. Há uma lista de todo o aparato físico necessário para essa aproximação – o Tabernáculo com as mobílias eequipamentos (VV.7-11), a escolha divina de trabalhadores, qualificados por terem sido selecionados pelo Senhor e capacitados com o próprio Espírito de Deus (vv.1-6)” (ZECK, Roy B. Teologiado Antigo Testamento. Rio de Janeiro:CPAD, 2009, p.67).

III – ALGUMAS LIÇÕES PARA HOJE
1. A nuvem sobre o Tabernáculo não era comum.
2. A nuvem permaneceu sobre o Tabernáculo.
3. A nuvem não é estática.


SÍNTESE DO TÓPICO III
A Nuvem de Glória não era comum nem estática.

SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ
“Em Êxtase Divino Sabemos que alguns olham com desdém as manifestações de poder e que outros consideram com suspeita as visões e revelações. Mas como pode alguém que realmente crê na Bíblia duvidar da autenticidade daquilo que traz plenamente as marcas do Ser divino e é o cumprimento das profecias e promessas de sua Palavra? “Fiquei, pois, eu só e vi esta grande visão, e não ficou força em mim; [...] e emudeci. E eis que uma como semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então, abri a minha boca, e falei” (Dn 10.8,15,16). Referindo-se à vinda do Consolador, Cristo diz àquele que o ama: ‘Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele’ (Jo 14.21). Em Jope, o Pedro batizado com o Espírito Santo entrou em êxtase divino, no qual teve a visão e ouviu a voz que eliminou o seu exclusivismo judaico e o enviou a Cesareia (At 10.9-20). Em 2 Coríntios 12.1, Paulo declara: ‘Passarei às visões e revelações do Senhor’. Também aprendemos que nos últimos dias, quando o Espírito começar a ser derramado sobre toda carne, eles ‘profetizarão’ e ‘terão visões’ (At 2.17). Se você rejeita a realidade vigente nestes dias, o que fará com os fatos registrados nas Escrituras? Jogará fora a Bíblia por não crer nessas poderosas e maravilhosas obras do Espírito realizadas na atualidade?” (SEYMOUR. Devocional: O Avivamento da Rua Azusa. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003,pp.152-53).

CONCLUSÃO
A glória de Deus transcende aqualquer coisa que o ser humano venha a produzir. A glória do Senhor esteve com Israel, no Antigo Testamento, coma Igreja Primitiva, em Atos, e também está em nossa vida. Experimente a presença de Deus. Jesus ainda salva, batiza com o Espírito Santo, cura os enfermos e opera sinais e maravilhas!

PARA REFLETIR
A respeito da lição “A Nuvem de Glória”, responda:
• Quais livros e capítulos registram o cuidado de Deus com Israel?
Êxodo 40 e Números 9 registram o cuidado de Deus com Israel.
• O que a nuvem sobre o Tabernáculo revelava?
A nuvem sobre o Tabernáculo revelava que o Altíssimo encontrava-se demodo especial no Santuário.
• O que a nuvem do Senhor trouxe aos perseguidores egípcios?
A nuvem do Senhor trouxe trevas e embaraços aos perseguidores egípcios.
• Deus usa coisas visíveis para quê?
Deus usa coisas visíveis para ensinar verdades espirituais.
• O que a glória de Deus transcende?
A glória de Deus transcende a qualquer coisa que o ser humano venha a produzir.

Lições do 2º trimestre de 2019 – Elienai Cabral Por: Elienai Cabral
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Elienai Cabral

Elienai Cabral

Elienai Cabral é Pastor, conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD e membro do Conselho Administrativo da CPAD. Autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”.