Lição 4 - A Mordomia da Família (3 Tri. 2019)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


Texto Áureo
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hojea quem sirvais: [...] porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
(Js 24.15)

Verdade Prática
A família é a primeira instituição criada por Deus e, por isso, é a nossa “primeira igreja”, pela qual devemos amorosamente zelar.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn 2.18
Deus não aprova a solidão
Terça – 1 Co 7.1,2
Monogamia e heteros sexualidade: o padrão de Deus para o casamento
Quarta – Gn 12.3
Em Abraão, Deus abençoou todas as famílias
Quinta – 1 Co 6.10
Os homossexuais não herdarão o Reino de Deus
Sexta – 1 Tm 5.8
Quem não cuida da família é pior que o infiel
Sábado – Ef 6.1-3
Filhos criados na doutrina e admoestação do Senhor

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Josué 24
14 - Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
15 - Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Efésios 5
22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor;
23 - porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeçada igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.
25 - Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
28 - Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-sea si mesmo.

HINOS SUGERIDOS: 243, 432, 531 da Harpa Cristã




OBJETIVO GERAL
Conscientizar os alunos de que a família é a primeira instituição e que, portanto, devemos zelá-la amorosamente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Destacar a família no plano de Deus;
Explicar a mordomia da família;
Radiografar a família cristã sob ataque.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O modelo tradicional da família está em sistemático ataque secular. É claro o incômodo de movimentos progressistas em relação ao modelo tradicional da família, como se fosse uma afronta valorizar o núcleo familiar constituído de um casal heterossexual, monogâmico e com gênero definido. A Palavra de Deus nos ensina a valorizar a família, e mais: deixa clara a missão dos pais em ensinar a criança no ambiente familiar tradicional (Dt 6.1-9). É vontade de Deus que cada criança tenha um pai e uma mãe para zelar por ela e cuidá-la. As infelizes exceções não podem subjugar um modelo instituído por Deus, que está dando certo ao longo dos séculos.

ESBOÇO

INTRODUÇÃO
Na presente lição, veremos que a família é a base de nossa vivência. Nela, nascemos, criamo-nos e dela dependemos por toda a vida. Veremos que todo esse processo é o plano de Deus revelado desde o Gênesis. Nas Escrituras, a família é tão importante que o apóstolo Paulo classifica de “pior que o infiel” quem dela não cuida(1 Tm 5.8). Assim, o propósito desta lição é mostrar que o amor de Deus pela humanidade faz com que todas as famílias da terra sejam o alvo de sua bênção (Gn 12.3).

I – A FAMÍLIA NO PLANO DE DEUS
1. A instituição do casamento.
2. Origem da família.


SÍNTESE DO TÓPICO I
Deus estabeleceu o casamento e, consequentemente, a família.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Inicie a aula de hoje, perguntando: “Qual a origem da família?” Ouça as respostas dos alunos. Estimule para que eles participem a fim de obter as respostas. Após ouvir as respostas atenciosamente, dê uma resposta unificada a partir da exposição do tópico. Aproveite este texto para corroborara explicação: “O que é família? A família não é um grupo de pessoas rivais, alheias aos interesses umas das outras. Em termos de unidade, é o conjunto de todas as pessoas que vivem sob o mesmo teto, proteção ou dependência do dono da casa ou chefe, que visam ao bem-estar do lar; enfim que se comunicam, se amam e se ajudam. Essa convivência exige ouso e a aplicação de toda a capacidade de viver em conjunto, a bem do perfeito e contínuo ajustamento entre os membros da família e destes para com Deus. O convívio entre os familiares indica o grau e o nível das relações como Pai e determina o curso do sucesso na família. Vale lembrar que a família foi criada por Deus com elevados propósitos em todos os sentidos da vida, inclusive quanto ao número de filhos” (SOUZA, Estevam Ângelo. ...e fez Deus a família: O padrão divino para um lar feliz. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.30).

II – A MORDOMIA DA FAMÍLIA
1. Os princípios que regem o casamento cristão.

1.1. O princípio da monogamia.
1.2. O princípio da heterossexualidade.

2. A prioridade da família.
3. O relacionamento entre pais e filhos.


SÍNTESE DO TÓPICO II
Os princípios que regem o casamento cristão são o da monogamia e da heteressexualidade.

SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
“A monogamia foi instituída pelo Criador, porém a poligamia foi criada pelos homens. O primeiro polígamo da história foi Lameque (Gn 4.19). A declaração bíblica ‘e apegar-se-á à sua mulher’ (Gn 2.24) fala da monogamia, isto é, o princípio do casamento deum homem com uma única mulher e vice-versa. [...] O Novo Testamento restabeleceu o princípio monogâmico original da criação (Mt 19.5; 1 Co 7.2;1 Tm 3.2).Jesus disse que, se uma mulher casada for de outro homem, comete adultério contra o seu marido, se ele estiver vivo; e da mesma forma o marido, se for de outra mulher, comete adultério contra a sua mulher, se ela estiver viva (Mc 10.11,12). Jesus foi mais profundo, cortando o mal pela raiz, pela causa, e não pelo efeito. Ele declarou: ‘Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela’ (Mt 5.27,28). É verdade que nem sempre podemos impedir que as aves pousem em nossa cabeça, mas podemos impedir que ali façam ninhos. Ninguém está livre de ser sobressaltado por pensamentos pecaminosos, mas qualquer cristão pode perfeitamente impedir que esses pensamentos sejam cultivados (Cl3.1-5)” (SOARES, Esequias. Casamento, Divórcio & Sexo à Luz da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, pp.16-17).


III - A FAMÍLIA CRISTÃ SOB ATAQUE
1. O ataque do Estado materialista.
2. O ataque da famigerada Ideologiade Gênero.
3. Um ataque a Deus e à ciência.


SÍNTESE DO TÓPICO III
A família está sob ataque do estado materialista e da ideologia de gênero.

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“COMO REALMENTE INFLUENCIARA SOCIEDADE
A esse respeito, criar filhos – não a política, não a sala de aula, não o laboratório, nem mesmo o púlpito – é o lugar da maior influência. Supor o contrário é ser cativo da ilusão secular atrofiada. Devemos entender que é através da família cristã que a graça de Deus, uma visão de Deus, os erros do mundo e um caráter cristão são mais poderosamente transmitidos. No Antigo Testamento, quando Deus escolheu guiar o seu povo, a Bíblia repetidamente indica que Ele procurou uma pessoa (veja Is 50.2,10;59.16; 63.5; Jr 5.1; Ez 22.30). Um único indivíduo santificado pode fazer toda a diferença neste mundo. Não devemos sucumbir à matemática enganosa do pensamento mundano, que considera que a dedicação da vida de uma pessoa a umas poucas pessoas que não são amplamente conhecidas no mundo(no caso, os membros de nossa família)seja um desperdício escandaloso de seu potencial. Pais, não abandonem o seu lugar de influência. [...] Acredite”(HUGHES, Barbara; Kent. Disciplinas da Família Cristã. Rio de Janeiro: CPAD,2006, p.20).

CONCLUSÃO
Só há uma maneira de preservar a família da destruição espiritual e moral dos tempos atuais: criando-a de acordo com a Lei de Deus. Noé salvou sua família da destruição porque a criou segundo a Palavra de Deus (Gn 7.1). Josué também tomou posição ao lado de Deus com a sua família. Diante dos desvios do povo, sua declaração é solene e exemplar: “escolhei hoje a quem sirvais: [...] porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15).

PARA REFLETIR
A respeito de “A Mordomia da Família”, responda:

• O que Deus instituiu antes da família?
Antes de estabelecer a família, Deus instituiu o casamento.
• O que o livro de Gênesis relata?
O livro de Gênesis relata que a partir do homem e da mulher, Deus estabeleceu a família.
• Cite os dois princípios que regem o casamento cristão.
O princípio da monogamia e o princípio da heterossexualidade.
• Segundo a lição, qual a ordem de prioridade do crente?
(1) Deus; (2) crente; (3) cônjuge; (4) filhos; (5) igreja.
• Na mordomia da família cristã, quais estratégias poderosas devem ser usadas pela família para vencer os ataques do mal?
A valorização da Palavra de Deus no lar; momentos devocionais em família, principalmente, no culto doméstico; ler boas literaturas cristãs.

CONSULTE
Revista Ensinador Cristão – CPAD, nº 79, p.38. Você encontrará mais subsídiospara enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.


Lições do 3º trimestre de 2019 – Elinaldo Renovato Por: Elinaldo Renovato
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Elinaldo Renovato

Elinaldo Renovato

Elinaldo Renovato de Lima, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim (RN), escritor, conferencista na área de família, professor universitário, bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração, especialista em Economia Internacional e Administração Universitária, bacharel em Teologia e mestre em Ciências da Religião; e também 1º vice-presidente da Convenção Estadual de Ministros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (CEMADERN).