Lição 5 - A Mordomia da Igreja Local (3 Tri. 2019)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


Texto Áureo
“Escrevo-te estas coisas [...] para quesaibas como convém andar na casade Deus, que é a igreja do Deus vivo,a coluna e firmeza da verdade.”
(1 Tm 3.14,15)
Verdade Prática
O cristão deve valorizar a igreja localcomo ambiente de adoração, comunhãoe serviço ao Reino de Deus.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 16.18
Jesus edifica a sua Igreja
Terça – At 12.5
Uma igreja de oração
Quarta – Rm 16.5
A igreja em casa
Quinta – 1 Co 4.17
Igreja, lugar de ensino
Sexta – 1 Co 14.12
Igreja, lugar de edificação
Sábado – Ef 1.22
Jesus, o Cabeça da Igreja
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 9.31; 1 Coríntios 1.1,2; Hebreus 10.24,25
Atos 9
31 - Assim, pois, as igrejas em toda aJudéia, e Galileia, e Samaria tinham paze eram edificadas; e se multiplicavam,andando no temor do Senhor e naconsolação do Espírito Santo.
1 Coríntios 1
1 - Paulo (chamado apóstolo de JesusCristo, pela vontade de Deus) e o irmãoSóstenes,
2 - à igreja de Deus que está em Corinto,aos santificados em Cristo Jesus,chamados santos, com todos os queem todo lugar invocam o nome denosso Senhor Jesus Cristo, Senhordeles e nosso.
Hebreus 10
24 - E consideremo-nos uns aos outros,para nos estimularmos ao amor e àsboas obras,
25 - não deixando a nossa congregação,como é costume de alguns; antes,admoestando-nos uns aos outros; etanto mais quanto vedes que se vaiaproximando aquele Dia.

HINOS SUGERIDOS: 53, 376, 530 da Harpa Cristã




OBJETIVO GERAL
Expor que a igreja local é um ambiente de adoração, comunhão e serviço.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cadatópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Apresentar a mordomia dos bens espirituais;
Refletir sobre a mordomia da ação social da Igreja;
Conscientizar acerca da mordomia dos crentes na igreja local.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Já se perguntou a respeito de quem a igreja local é constituída? Uma perguntasempre é especial para o início de uma reflexão. A nossa, nesta lição, ésobre a igreja local. Essa igreja, amada por muitos, mas “odiada” por outros.Há quem pense que se pode amar Cristo, mas não a sua Igreja. Uma das coisasmais significativas no Novo Testamento, a partir do ministério dos apóstolos,era o amor deles pela Igreja. Esse amor só foi possível por causa do exemplomaior de Jesus Cristo, o fundador da Igreja. Nesta lição, queremos que vocêseja encorajado a amar a Igreja, a servi-la e a defendê-la.

ESBOÇO
INTRODUÇÃO
A igreja local é formada por pessoasque se reúnem para adorar, congregar eservir a Deus. Nesta lição, refletiremossobre as nossas responsabilidades quantoao lugar no qual desenvolvemos nossacomunhão com o Pai Celeste e com osirmãos em Cristo. Que o EspíritoSanto nos guie neste estudo!

I – A MORDOMIA DOSBENS ESPIRITUAIS
1. A mordomia e a valorizaçãoda Palavra de Deus.
2. A mordomia na evangelizaçãoe no discipulado.
3. A mordomia no uso dos donsespirituais.


SÍNTESE DO TÓPICO I
A mordomia dos bens espirituaisenvolve a valorização da Palavra deDeus, a evangelização, o discipuladoe o uso dos dons espirituais.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Quantos minutos você gasta pordia para ler a Bíblia e orar? Quantasvezes na semana você evangeliza umapessoa? Você acompanha algum novoconvertido na sua igreja local? Vocêse preocupa com o exercício dos donsespirituais na sua igreja? Você temalgum dom espiritual?Essas são algumas perguntas quesugerimos para o início da exposiçãodeste primeiro tópico. A ideia é que a classe pense com seriedade acercadessa disciplina indispensável ao crente.O que permeia essas perguntas é encontradona vida de muitos cristãos santosque gastaram suas vidas para ler a Bíblia,orar, evangelizar, discipular, exercer osdons espirituais: mordomia espiritual.Assim, estimule seus alunos a seguir osexemplos desses servos abnegados.

II – A MORDOMIA DA AÇÃO SOCIALDA IGREJA
1. A assistência social no AntigoTestamento.
No Antigo Testamento,encontramos o fundamento para a obrade assistência social:

1.1. Nos salmos.
1.2. Nos provérbios.
1.3. Nos profetas.


2. Assistência social no Novo Testamento.
Aqui também encontramosfundamentos para a obra de assistênciasocial:
2.1. Nos Evangelhos.
2.2. Nos Atos dos Apóstolos.
2.3. Nas Epístolas.


3. Agindo para glória de Deus eo alívio do próximo.


SÍNTESE DO TÓPICO II
A ação social no Antigo Testamentotem base nos livros dos Salmos,Provérbios e profetas; no Novo, nosevangelhos, nos Atos dos Apóstolose nas epístolas.

SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
Diakonia(‘Serviço’, ‘ministério’).São os esforços no serviço a Cristo quecontinuam o ministério encarnacionalque realizou e que nos ajuda a realizar.O caráter desse ministério é servir;não imita o padrão da autoridade oudo propósito que este mundo impõe.A essência do ministério tem sidoexemplificada por Cristo de uma vezpara sempre (Mc 10.45) e, como consequência,servimos a Cristo por meio deservir à criação que está debaixo doseu senhorio.A dimensão de serviço no ministérioleva-nos, além de divulgar asboas-novas com denodo e coragem,a participar do desejo de Deus que éalcançar de modo prático os marginalizadosda sociedade. As pessoas quenão têm ninguém para pleitear a suacausa, e que se encontram desconsideradase abandonadas, também foramcriadas à imagem de Deus. A Igreja,revestida pelo poder do Espírito, teráde passar das palavras para ações sequer ver realizados os propósitos deDeus. Não poderá haver maneira defugir deste fato: se vamos realmenteservir no ministério continuado deJesus Cristo, esse serviço deverá seguiro exemplo do seu ministério” (HORTON,M. Horton (Ed.). Teologia Sistemática:Uma Perspectiva Pentecostal. Rio deJaneiro: CPAD, 2018, p.604).

III – A MORDOMIA DOS CRENTES NAIGREJA LOCAL
1. Em primeiro lugar é precisocongregar.
2. Líderes cristãos como mordomos.
3. A mordomia dos membros econgregados.


SÍNTESE DO TÓPICO III
A mordomia dos crentes na igrejalocal leva em conta a necessidade decongregar, os líderes e também os membroscomo mordomos do Reino de Deus.

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“Há várias passagens no Novo Testamentonas quais podemos ver uma descri ção clara do que significa ser membro daigreja. Uma das seções mais volumosasestá em 1 Coríntios 12 a 14. Em 1 Coríntios12, Paulo explica a metáfora da igrejacomo um corpo com muitos membros.Em 1 Coríntios 13, ele estabelece o amorcomo a atitude e a ação centrais que todosos membros devem ter. E em 1 Coríntios14, ele se volta à igreja em Corinto, cujavisão a respeito do conceito de membresiaestá equivocada.Alguns líderes e membros daigreja entendem o conceito demembresia como um conceito organizacionalou ligado à administração.Por isso, eles refutam a ideia de quesua visão seja antibíblica. Contudo,o conceito de membresia é extremamentebíblico. A Bíblia explica‘membros’ de um modo diferente dacultura secular. Por exemplo, observeo termo em 1 Coríntios 12.27,28: ‘Ora, vós sois o corpo de Cristo e seusmembros em particular. E a uns pôsDeus na igreja...’.Você percebe a diferença? Osmembros de uma igreja compõem otodo e são partes essenciais do todo[...]” (RAINER, Thom S. Eu Sou Membrode Igreja: Descobrindo a atitude quefaz a diferença. Rio de Janeiro: CPAD,2018, p.25).

CONCLUSÃO
A mordomia na igreja local abrangemuitas tarefas. Precisamos saber a nossavocação e perseverar nela para servirmelhor ao Senhor e à sua Igreja. É umgrande privilégio servir a Deus com osdons que Ele nos deu. Portanto, seja ummordomo fiel na igreja em que vocêcongrega. Ame a Deus, ame ao próximo,ame à igreja e congregue com alegria.Valorize a igreja local.

PARA REFLETIR
A respeito de “A Mordomia da Igreja Local”,responda:
• Quem são os mordomos da Palavra de Deus, hoje?
Pastores, evangelistas, discipuladores e professores da Escola Dominical.
• Qual a melhor maneira de se exercer a mordomia da Palavra de Deus?
Uma das melhores formas de exercer a mordomia da Palavra de Deus éevangelizar todos tipos de pessoas (Mc 16.15,16).
• A quem foi confiada a grande mordomia dos dons espirituais?
A Bíblia mostra que os dons espirituais foram confiados unicamente à Igrejade Cristo, ou seja, aos salvos.
• Em que está o fundamento para a nossa prática social?
O nosso fundamento para a prática social está nos salmistas, nos profetas,em Cristo e nos apóstolos, ou seja, na Bíblia.
• Que grande lição Jesus deu aos apóstolos sobre a humildade?
Ele lavou os pés dos discípulos de maneira humilde.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão – CPAD, nº 79, p.38. Você encontrará mais subsídiospara enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.



Lições do 3º trimestre de 2019 – Elinaldo Renovato Por: Elinaldo Renovato
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Elinaldo Renovato

Elinaldo Renovato

Elinaldo Renovato de Lima, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim (RN), escritor, conferencista na área de família, professor universitário, bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração, especialista em Economia Internacional e Administração Universitária, bacharel em Teologia e mestre em Ciências da Religião; e também 1º vice-presidente da Convenção Estadual de Ministros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (CEMADERN).