Lição 1 - Conhecendo os Dois Livros de Samuel (4 Tri. 2019)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


TEXTO ÁUREO
"E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste." (1Sm 1.18)

VERDADE PRÁTICA
Nos livros de Samuel, aprendemos a servir, a adorar e a amar a Deus de todo o coração, apesar das circunstâncias adversas.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Tm 3.16: A Bíblia, por ser inspirada por Deus, fala-nos à alma
Terça - Gn 18.12: Deus abençoa homens e mulheres imperfeitos
Quarta -1 Sm 13: Sempre há bênçãos para quem vai à Casa de Deus
Quinta - Rm 12.19: Não reajamos às provocações
Sexta - 1 Sm 2.12-18: Mantenhamos a fidelidade a Deus, apesar da apostasia reinante
Sábado - Dt 28.1,2: A obediência a Deus é a chave para o verdadeiro sucesso

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 1.1-8
1 - Houve um homem de Ramataim-Zo-fim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho deZufe, efrateu.
2 - E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina; Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos.
3 - Subia, pois, este homem da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló; e estavam ali os sacerdotes em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.
4 - E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas
5 - Porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
6 - E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
7 - E assim o fazia ele de ano em ano; quando ela subia à Casa do SENHOR, assim a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
8 - Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

HINOS SUGERIDOS: 36, 44, 51 da Harpa Cristã





OBJETIVO GERAL
Expor a introdução aos livros de Samuel.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo i refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I - Apresentar o contexto histórico de 1 e 2 Samuel;
II - Pontuar a autoria e data de 1 e 2 Samuel;
III - Explicar a teologia dos livros de Samuel;
IV - Apontar Samuel como o divisor de águas em Israel.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Estamos próximo de mais um encerramento do ano. Mais um trimestre se inicia. Como se encontra a sua classe? Como se encontro o seu planejamento? Revejo-o, estude mais e se prepare sempre, pois você está fazendo uma grande obro para Deus. Neste trimestre estudaremos dois importantes livros do Antigo Testamento: 1 e 2 Samuel. Estes livros nos revelam a formação da nação de Israel e como Deus usou homens para falar ao coração do povo. Fale a respeito do comentarista do trimestre. É o pastor Osiel Gomes - escritor, conferencista, bacharel em Teologia, Direito e graduado em Filosofia; líder da AD em Tirirical, São Luís - MA.

INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos os livros históricos de 1 e 2 Samuel. Veremos que eles mostram como Deus escolhia homens para reinar sobre Israel. A partir de seus personagens principais - Samuel, Saul e Davi-, perceberemos que os líderes do passado não eram infalíveis.

PONTO CENTRAL
Deus levanta pessoas para cumprir o seu propósito.

ESBOÇO

I – CONTEXTO HISTÓRICO DE 1 E 2 SAMUEL

1. A originalidade de Samuel.

2. Os personagens principais do livro.

3. O propósito de 1 e 2 Samuel.


SÍNTESE DO TÓPICO I
Samuel, Saul e Davi são os principais personagens do livro que apontam para a transição da anarquia de Israel, nos tempos dos juízes, para a monarquia.

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
"Os dois livros de Samuel são os primeiros dos seis livros duplos* que originalmente não estavam divididos e que perfaziam um total de três: Samuel, Reis e Crônicas. Samuel e Reis são encontrados no cânon hebraico ao lado de Josué e Juízes em uma seção conhecida como 'Os Profetas Anteriores*. Juntos, estes livros contêm o registro histórico iniciado por Josué e a travessia do Jordão e estendem-se até o período do exílio babilônico" (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.175).

II - AUTORIA E DATA

1. Título e autor.

2. A data dos livros.

3. A situação espiritual.


SÍNTESE DO TÓPICO II
Em Israel, idolatria e a imoralidade eram os pecados dominantes no povo

SUBSÍDIO DIDÁTICO - PEDAGÓGICO

Reproduza o esquema abaixo a fim de apresentar os dois livros de Samuel.

1 SAMUEL
2     SAMUEL
I - 0 Ministério de Samuel (1 Sm 1,1-8.22);
 II - Saul tornou-se rei (1 Sm 9.1- 15.35);
 III - Saul e Davi (1 Sm 16.1-31.13).
 I - 0 Reino de Davi (2 Sm 1.1 20.26);
II - Um apêndice (2 Sm 21.1-24.25).

III - A TEOLOGIA NOS LIVROS DE SAMUEL

1. Profecias cumpridas.

2. Em busca de um rei.

3. Os alicerces da dinastia davídica.


SÍNTESE DO TÓPICO III
Deus é quem dá ordem ao rei, ao povo, ao profeta; é quem exalta, escolhe e abate, pois Ele é soberano.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A linha teológica que traspassa Samuel e Reis é a escolha divina de um líder para representá-Lo, enquanto o Senhor implementa os concertos com Israel. Essa nação existia na terra por causa do concerto incondicional que Deus fez com Abraão. O Senhor implementou o concerto abraâmico quando Ele resgatou o seu povo do Egito e fez deles uma nação. Mas as bênçãos da terra eram condicionais. A bênção de Deus era dada por obediência, como declaradamente em Deuteronômio" (Roy B. Zuck (Ed). Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.135).

IV - SAMUEL: O DIVISOR DE ÁGUAS

1. Um momento de crise espiritual.

2. O líder Samuel.


SÍNTESE DO TÓPICO IV
Um momento de crise marcou o surgimento do profeta de Samuel em Israel.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Um dos maiores líderes de Israel (2 Cr 35.18; Sl 99.6; Jr 15.1; At 3.24; Hb 11.32). Samuel veio a Israel em uma das horas mais sombrias da nação. Os filisteus, que por um longo período haviam intimidado os israelitas, estavam ameaçando tragá-los. Mas Ana, a esposa de Elcana, de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, estava mais preocupada com o fato de não ter filhos. Enquanto adorava no Tabernáculo em Siló, ela rogava que o Senhor lhe desse um filho, o qual ela ofereceria para ser um nazireu de Deus (Nm 6) por toda sua vida. Este filho foi Samuel, aquele que ungiu reis, o último dos juízes, e o primeiro dos profetas depois de Moisés" (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.1753).

CONCLUSÃO
Os livros de 1 e 2 Samuel apresentam a narrativa histórica da transição do período dos juízes para a monarquia dinástica. As muitas histórias apresentadas nesses livros revelam os erros e os acertos de líderes humanos, mas, ao mesmo tempo, revela o quanto Deus trabalha pelo seu povo.

PARA REFLETIR
A respeito de "Conhecendo os dois Livros de Samuel" responda:

• Quando aconteceu a divisão entre os livros de 1 e 2 Samuel?
A divisão desses dois livros aconteceu quando da tradução do hebraico para o grego, conhecida por Septuaginta.

• Quais são os personagens principais do livro?
Há vários personagens importantes nesses livros, mas dentre eles, três se destacam: Samuel, o profeta; Saul, o primeiro rei de Israel; Davi, o homem segundo o coração de Deus.

• Qual o propósito de 1 e 2 Samuel?
0 propósito de 1 e 2 Samuel é relatar a história do reinado de Israel, partindo do estado de anarquia para a monarquia teocrática (Jz 21.25; cf. 1 Sm 10.1).

• Quem é o autor de 1 e 2 Samuel?
Segundo os estudiosos do Antigo Testamento, e do aspecto externo dos livros, as duas obras são anônimas, assim como os outros livros históricos. Entretanto, de acordo com os capítulos 1 ao 24 de 1 Samuel, o filho de Ana pode ser apontado como autor, e os demais capítulos, atribuídos aos profetas Natã e Gade.

•  O que há em 2 Samuel 7, ordenado pelo Senhor?
No capítulo 7 de 2 Samuel há o estabelecimento profético da dinastia de Davi. Ela surge pela ordem do Senhor.





Lições do 4º trimestre de 2019 – Osiel Gomes Por: Osiel Gomes
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Osiel Gomes

Osiel Gomes

O comentarista do trimestre é o pastor Osiel Gomes - Pastor Presidente da Assembleia de Deus, campo de Tirirical, em São Luiz – MA, foi por 10 anos diretor da Faculdade Evangélica do Meio Norte (Faeme). Foi também, por 16 anos, co-pastor da AD em Coroatá (MA). Comentarista das Lições Bíblicas da CPAD, ele é formado em Teologia, Filosofia, Direito, Pedagogia e Psicanálise. Também é pós-graduado em docência do ensino superior, tendo lecionado Grego e Hebraico no seminário batista, e presidido a Missão Evangélica Doksa.