Lição 13 - Seja um Mordomo Fiel (3 Tri. 2019)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


Texto Áureo
“E o seu senhor lhe disse: Bem está,servo bom e fiel. Sobre o pouco fostefiel, sobre muito te colocarei; entrano gozo do teu senhor.”
(Mt 25.21)
Verdade Prática
Os crentes que fielmente zelam pelavida cristã serão gloriosamenterecompensados.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 25.4
A prudência na espera por Jesus
Terça – Mt 25.10
As prudentes entraram para as bodas
Quarta – Hb 6.10
Deus reconhece os fiéis
Quinta – Ap 2.10
Fiéis até à morte
Sexta – Lc 12.42
Cuidando dos servos do Senhor
Sábado – 1 Tm 3.3b
O servo fiel não é espancador

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
36 - E sede vós semelhantes aos homensque esperam o seu senhor, quandohouver de voltar das bodas, para que,quando vier e bater, logo possamabrir-lhe.
37 - Bem-aventurados aqueles servos,os quais, quando o Senhor vier, acharvigiando! Em verdade vos digo que secingirá, e os fará assentar à mesa, e,chegando-se, os servirá.
38 - E, se vier na segunda vigília, e sevier na terceira vigília, e os achar assim,bem-aventurados são os tais servos.
42 - E disse o Senhor: Qual é, pois, omordomo fiel e prudente, a quem osenhor pôs sobre os seus servos, paralhes dar a tempo a ração?
43 - Bem-aventurado aquele servoa quem o senhor, quando vier, acharfazendo assim.
44 - Em verdade vos digo que sobretodos os seus bens o porá.
45 - Mas, se aquele servo disser em seucoração: O meu senhor tarda em vir, ecomeçar a espancar os criados e criadas,e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
46 - virá o Senhor daquele servo nodia em que o não espera e numa horaque ele não sabe, e separá-lo-á, e lhedará a sua parte com os infiéis.

HINOS SUGERIDOS: 8, 145, 535 da Harpa Cristã




OBJETIVO GERAL
Mostrar que os crentes que zelam pela vida cristã serão gloriosamenterecompensados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cadatópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Expor o que Deus espera de seus mordomos;
Pontuar as características do mordomo infiel;
Destacar as qualidades do mordomo fiel.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Uma das doutrinas mais significantes para os pentecostais é a iminênciada volta de Jesus. Sim, Jesus pode voltar a qualquer momento e devemos estarvigilantes quanto a isso. Essa doutrina nos estimula a trabalhar fielmente atéque Jesus volte. Nesse contexto, precisamos desenvolver os nossos talentosem favor do Reino de Deus. Devemos nos dedicar às coisas de Deus com fidelidadeao Senhor, sabendo que Ele é o nosso galardoador. Estejamos prontose vigilantes! O Senhor pode voltar a qualquer hora!

ESBOÇO

INTRODUÇÃO
Cada crente foi chamado a serum servo fiel. Não é preciso ter cargoministerial para isso. Nesta última lição,veremos que o nosso Deus espera encontrar-nos servindo-o prudente eamorosamente, multiplicando ostalentos que Ele nos concedeu.Que, em Cristo, nos achemosfiéis na presença do Pai Celeste.Jesus em breve virá.

I – O QUE DEUS ESPERADE SEUS MORDOMOS

1. Que sejam prudentes na esperado Senhor (Lc 12.37).
2. Que esperem o Senhor com prontidão(Lc 12.38).
3. Esperem a recompensa do Senhor.


SÍNTESE DO TÓPICO I
Deus espera que seus mordomos sejamprudentes, esperem prontamenteno Senhor e esperem as recompensasdo Senhor.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Ao preparar a sua aula, leve emconta o seguinte texto: “[...] Jesus agorase volta ao assunto de estar preparadopara a v inda do Filho do Homem. Aliberdade dos cuidados do mundo e agarantia de que o Pai celeste cuida dosque lhe pertencem podem tentar seusseguidores a ficar preguiçosos e ter umaatitude despreocupada. Mas como Jesusdeixa claro, o verdadeiro discipuladoinclui ser fiel no serviço e estar preparadopara sua vinda. A vida na terraé imprecisa, mas a vinda do Filho doHomem é certa. Jesus apresenta trêsparábolas para ressaltar a importânciada preparação espiritual: a parábola deestar preparado para vinda do Filhodo Homem (vv.35-38), a parábola deesperar o Filho do Homem (vv.39,40)e a parábola do mordomo fiel durantea ausência de seu senhor (vv.41-48)”

(Comentário Bíblico Pentecostal NovoTestamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003,p.404).

Assim, trabalhe com segurança,diante de sua classe, os princípios de“espera”, “prontidão” e recompensaapresentados neste primeiro tópico.

II – AS CARACTERÍSTICAS DOMORDOMO INFIEL (Lc 12.45-47).

A parábola denuncia o comportamentodo mordomo infiel ante aiminente vinda do seu senhor.

1. Ele não espera que o Senhor embreve venha.
2. Ele “espanca” outros servos.
3. Age de modo irresponsável.


SÍNTESE DO TÓPICO II
O mordomo infiel não espera que oseu Senhor volte, ele espanca outrosservos e age de modo irresponsável.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Deus promete recompensar os fiéis,mas o resultado pode ser diferente. Omesmo mordomo pode pensar que levarámuito tempo antes de o senhor chegar.Assim, ele se descuida e desenvolve umafalsa sensação de independência. Em vezde cuidar dos servos que estão abaixodele, ele abusa deles e se entrega a comer,beber e se embebedar. A volta do seusenhor ocorre em completa surpresa. Osenhor o apanhará em sua loucura e verásua maldade, e o servo arrogante e infielserá responsabilizado por seus pecados.A Nova Versão Internacional, eminglês, expressa a severidade do castigo:‘Ele o cortará em pedaços e lhe dará umlugar com infiéis’ (v.46). O quadro é dedesmembramento e indica que o castigoé mais que mero açoite. Envolve execuçãoe morte. Ele compartilhará o mesmodestino com os incrédulos. De acordo comMateus 24.51, a este servo será designado‘a sua parte com os hipócritas; ali haverápranto e ranger de dentes’”

(ComentárioBíblico Pentecostal Novo Testamento.Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.405).

III – AS QUALIDADES DO MORDOMOFIEL

1. Fidelidade.
2. Prudência.
3. Constituído pelo seu Senhor.


SÍNTESE DO TÓPICO III
As características do mordomo fielsão a fidelidade, prudência e vocaçãodo Senhor.

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“No mundo antigo, era dada aomordomo a responsabilidade de zelarpor todas as propriedades, enquantoo senhor estivesse fora. Uma de suastarefas principais era cuidar que osmembros da casa recebessem a partilha de comida. Ele poderia dá-la diária, semanalou mensalmente. O ponto é queseu trabalho lhe exigia que servisse enão exercesse poder. Seu senhor poderiavoltar a qualquer momento. Quandoo senhor volta, um ‘mordomo fiel eprudente’ deve estar desempenhandoseus deveres.Jesus louva o servo que serve fielmentena ausência do senhor. Por suaeficiência, o senhor o recompensaráv.44) com uma promoção, dando-lheresponsabilidade não só sobre sua casa eservos, mas também sobre todas as suaspropriedades. Jesus deixa sem explicarcomo este tema da promoção se aplicaaos discípulos. Certos textos bíblicos indicamque Cristo reinará por um períodode tempo sobre a terra depois que Elevoltar (Lc 19.17; 1 Co 6.1-3; Ap 20.1-6).Durante esse tempo, Ele precisará deassistentes que servirão com Ele no seu Reino. A recompensa envolve este futurogoverno de Cristo, em cujo tempo a fidelidadeserá recompensada com maioresoportunidades de serviço”

(ComentárioBíblico Pentecostal Novo Testamento.Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.405).

CONCLUSÃO
A parábola contada pelo SenhorJesus diz respeito a todos nós. A Palavrade Deus nos alerta: “virá o Senhordaquele servo no dia em que o nãoespera e numa hora que ele não sabe, esepará-lo-á, e lhe dará a sua parte comos infiéis. E o servo que soube a vontadedo seu senhor e não se aprontou, nemfez conforme a sua vontade, será castigadocom muitos açoites” (Lc 12.46,47).A vinda do Filho do Homem é certa.Que Ele nos encontre fiéis, prudentese vigilantes para o Arrebatamento! Oravem, Senhor Jesus.

PARA REFLETIR
A respeito de “Seja Um Mordomo Fiel”, responda:

• Quais eram os dois grupos de virgens na parábola?
Havia dois grupos de virgens: o primeiro, era caracterizado pelas virgens “prudentes”,pois elas esperavam o noivo a qualquer momento para as bodas; o segundo,pelas “loucas”; estas não tinham azeite suficiente para a espera do noivo.
• Qual o ânimo que o Senhor deseja encontrar em seus servos?
Os servos de Cristo precisam estar prontos, como mordomos fiéis, chamadospara militar na boa obra.
• O que significa “fidelidade”?
Fidelidade significa “qualidade ou caráter de fiel; lealdade, firmeza; constâncianas afeições, nos sentimentos; perseverança; observância rigorosada verdade; exatidão”.
• O que significa “prudência”?
Prudência significa “a qualidade de quem age com moderação, comedimento,buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou dano”.
• Cite ao menos duas características do mordomo infiel.
Ele não espera que o Senhor em breve venha; Age de modo irresponsável.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão – CPAD, nº 79, p.42. Você encontrará mais subsídiospara enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.

SUGESTÃO DE LEITURA
1.      Compreendendotodasas Parábolasde Jesus: Este livro tem por objetivo discutiracerca das parábolas deJesus sob uma ótica teológica.
2.      ComentárioLucas - à Luzdo NT Grego: Segundo volume de uma ferramentaclássica e padrão de consultapara pastores, professores eestudantes do Novo Testamento.
3.      ComentárioHistórico-Cultural doNovo Testamento: Descubra nesta obra os significadosde versículos do livro deMateus a Apocalipse.



Lições do 3º trimestre de 2019 – Elinaldo Renovato Por: Elinaldo Renovato
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Elinaldo Renovato

Elinaldo Renovato

Elinaldo Renovato de Lima, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim (RN), escritor, conferencista na área de família, professor universitário, bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração, especialista em Economia Internacional e Administração Universitária, bacharel em Teologia e mestre em Ciências da Religião; e também 1º vice-presidente da Convenção Estadual de Ministros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (CEMADERN).