Lição 2 - O Nascimento de um Líder Profético em Israel (4 Tri. 2019)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


TEXTO ÁUREO
“E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.” (1 Sm 1.20)

VERDADE PRÁTICA
O surgimento de pessoas vocacionadas, como Samuel, pode ser o resultado da oração, consagração e ensino dos pais no lar.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 7.7: Devemos perseverar em oração
Terça – Rm 12.1: Devemos oferecer sacrifício vivo a Deus
Quarta – 1 Pe 3.7: O marido deve conviver com entendimento com sua esposa
Quinta – Sl 50.14: Devemos cumprir os votos que fazemos a Deus
Sexta – Sl 103.1-3: Agradeçamos a Deus por tudo o que Ele nos dá
Sábado – Sl 127.3: Os filhos são herança do Senhor        

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 1.20-28
20 - E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
21 - E subiu aquele homem Elcana, com toda a sua casa, a sacrificar ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
22 - Porém Ana não subiu, mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então, o levarei, para que apareça perante o SENHOR e lá fique para sempre.
23 - E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer a teus olhos; fica até que o desmames; tão-somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim, ficou a mulher e deu leite a seu filho, até que o desmamou.
24 - E, havendo-o desmamado, o levou consigo, com três bezerros e um efa de farinha e um odre de vinho, e o trouxe à Casa do SENHOR, a Siló. E era o menino ainda muito criança.
25 - E degolaram um bezerro e assim trouxeram o menino a Eli.
26 - E disse ela: Ah! Meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.
27 - Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido.
28 - Pelo que também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver; pois ao SENHOR foi pedido. E ele adorou ali ao SENHOR.

OBJETIVO GERAL
Exortar que a família pode ser o ambiente propício para que Deus levante pessoas para sua obra.

HINOS SUGERIDOS: 60, 79, 96 da Harpa Cristã





OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I - Elucidar o ambiente familiar de Samuel;
II- Esclarecer que Samuel foi fruto de oração;
III- Expor a dedicação de Samuel.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Deus levanta pessoas para o ministério. Ele vocaciona os que serão usados por Ele para fazer uma grande obra. Entretanto, uma obra desse porte requer também zelo da família que ensina o menino, ou a menina, no caminho do Senhor. É preciso que a criança cresça num ambiente em que a prática de oração é um hábito, que haja consagração sincera a Deus e ensino da Palavra no lar. Assim, ao longo dos tempos, Deus vai moldando o coração do infante para que ame as coisas dEle. Uma família que serve a Deus de todo o coração é um ambiente propício para o Pai levantar pessoas para a sua obra.

INTRODUÇÃO
Antes de aparecer no cenário de Israel, Samuel já era consagrado diretamente ao Senhor (1 Sm 1.11). Nesta lição, veremos que esse homem tinha tudo a seu favor para ser o que foi. Primeiramente, ele foi fruto de oração de sua mãe. Em seguida, passou toda a sua juventude sob a mentoria do sacerdote Eli, morando no Santuário Central. Veremos que Samuel era constante na Casa do Senhor e, por isso, foi grandemente abençoado. O nosso objetivo é que, a partir desta lição, você e o seu lar sejam grandemente abençoados. Vale a pena criar os filhos no temor do Senhor; que eles não se afastem da Casa de Deus!

PONTO CENTRAL
Deus chama pessoas no ambiente familiar.

ESBOÇO

I – O AMBIENTE FAMILIAR DE SAMUEL
1. Onde Samuel nasceu?

2. A bigamia presente.

3. Uma família piedosa.


SÍNTESE DO TÓPICO I
O lar que Samuel nasceu não era perfeito, entretanto, sua família era piedosa.

SUBSÍDIO DIDÁTICO - PEDAGÓGICO
Ao iniciar a aula faça a seguinte pergunta: “Qual é o significado do nome de Samuel?” A partir da resposta à pergunta, você pode introduzir a explicação sobre a família em que Samuel nasceu. Use este trecho para lhe auxiliar na resposta e no desenvolvimento do tópico: “Quando a criança nasceu, Ana chamou o seu nome Samuel (20; Shemuel em 1 Cr 6.33), que literalmente significa ‘nome de Deus’ ou ‘um nome piedoso’. Como recebera a criança em resposta a sua oração, Ana procurou por um nome e um caráter divinos. Os nomes do Antigo Testamento compostos por ‘el’ são derivados de Elohim ou El, os termos hebraicos genéricos para Deus” (Comentário Bíblico Beacon:2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.181).

II. SAMUEL: FRUTO DE ORAÇÃO
1. A humildade de Ana.

2. Ana e sua amargura de alma.

3. O pedido de Ana.


SÍNTESE DO TÓPICO II
No ambiente de oração e súplica de Ana, que revelara a angústia de sua alma, se encontra o nascimento de Samuel.

SUBSÍDIO BIBLICO-TEOLÓGICO
“Ana não acompanhou a família até Siló para a festa anual depois do nascimento de Samuel, até que seu filho crescesse o suficiente para ser desmamado (22), o que geralmente acontecia entre os dois e três anos de idade. Fica claro que Elcana foi informado sobre o voto que Ana fizera em relação ao seu filho desejado e que ele consentiu plenamente com o desejo de sua esposa. O significado de um sacrifício pessoal, tanto para ele como para Ana, é visto na atitude de Jacó para com José, o primeiro filho de sua esposa favorita, Raquel (Gn 37.1-4). No versículo 21, em vez de sacrifício anual e a cumprir o seu voto, a Septuaginta traz ‘pagar seus votos e todos os dízimos de sua terra’” (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.181).

III. A DEDICAÇÃO DE SAMUEL
1. O nascimento de Samuel.

2. O cumprimento do voto.

3. Dedicação de Samuel.


SÍNTESE DO TÓPICO III
Ana cumpriu seu voto, dedicando Samuel a Deus.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Voto. Essa palavra tem três diferentes usos gramaticais, isto é, pode ser um verbo transitivo, um verbo intransitivo ou um advérbio. Elas expressam a ideia de uma promessa verbal feita – geralmente, mas não exclusivamente – a Deus.
No AT foram usadas três palavras hebraicas. Uma delas é o verbo nadar, e outra é o substantivo neder, derivado desse verbo. A terceira é ‘issar, com um sentido negativo – um voto de abstinência. O substantivo do NT, usado apenas duas vezes, é o termo grego euche, que é traduzido como ‘um voto’.
Os votos do AT parecem adotar três formas básicas: do tipo de barganha, atos de abnegada devoção, e aqueles que têm como finalidade a abstenção” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.2027).

CONCLUSÃO
Com esta lição, somos estimulados a apresentar a Deus as nossas petições. Uma vez abençoados, voltarmos à sua Casa, conforme o exemplo de Ana, para agradecê-lo pelas orações respondidas. Nesse sentido, nossa vida deve ser um testemunho aberto aos nossos filhos acerca da dedicação, reverência e humildade ao Deus Todo-Poderoso. Ana teve dois privilégios: ter um filho e, além disso, vê-lo ungido por Deus para o ministério. Por intermédio de sua família, Deus pode levantar novos vocacionados.

PARA REFLETIR
A respeito de “O Nascimento de um Líder Profético em Israel”, responda:

1. O que de especial podemos destacar na família de Samuel?
Apesar de todas as querelas presentes na família de Samuel, há um destaque especial para o seu lado piedoso: de ano em ano subiam todos à casa do Senhor para O adorar.
2. Como a palavra amargura pode ser entendida no caso de Ana?
No caso de Ana, pode ser entendida como desapontamento, frustração.
3. Qual voto Ana fez a Deus?
Ana fez um voto mencionando duas promessas: primeira, se o pedido fosse atendido, ela dedicaria o seu filho como levita para sempre (1 Sm 1.22; segunda, ele seria um nazireu de Deus (1 Sm 1.11).
4. O que diz o versículo 20 do capítulo um de 1 Samuel?
O versículo 20 diz que, passado algum tempo, Ana concebeu, teve um filho e o nomeou de Samuel.
5. O que Ana lembrou a Eli?
Ana lembrou a Eli que esteve perante a sua presença anos passados, orando ao Senhor para que “se lembrasse dela”.

Fonte: Lições Bíblicas CPAD | Divulgação: cooperadoresdoevangelho.blogspot.com





Lições do 4º trimestre de 2019 – Osiel Gomes Por: Osiel Gomes
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Osiel Gomes

Osiel Gomes

O comentarista do trimestre é o pastor Osiel Gomes - Pastor Presidente da Assembleia de Deus, campo de Tirirical, em São Luiz – MA, foi por 10 anos diretor da Faculdade Evangélica do Meio Norte (Faeme). Foi também, por 16 anos, co-pastor da AD em Coroatá (MA). Comentarista das Lições Bíblicas da CPAD, ele é formado em Teologia, Filosofia, Direito, Pedagogia e Psicanálise. Também é pós-graduado em docência do ensino superior, tendo lecionado Grego e Hebraico no seminário batista, e presidido a Missão Evangélica Doksa.