Lição 10 - O Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus (4 Tri. 2019)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


TEXTO ÁUREO
“Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR.”
(2 Sm 11.27)

VERDADE PRÁTICA
Somente o revestimento da graça divina, na força e no poder do Espírito Santo, pode livrar-nos do pecado – a ofensa premeditada contra Deus.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – 1 Co 6.18 O cristão deve fugir da prostituição
Terça – Gl 5.16 Cheios do Espírito, vencemos a carne
Quarta – Fp 4.5 Em tudo temos de agir com pureza e equidade
Quinta – 1 Jo 3.2 Perseveremos na fé e sejamos semelhantes a Cristo
Sexta – 1 Ts 5.22 Fujamos da aparência do mal
Sábado – Jó 31.1 Cuidado com a cobiça

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Samuel 11.1-18
1 – E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2 – E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3 – E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu?
4 – Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa.
5 – E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.
6- Então, enviou Davi a Joabe, dizendo: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
7 – Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo, e como ia a guerra.
8 – Depois, disse Davi a Urias: Desce à tua casa e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo saiu atrás dele iguaria do rei.
9- Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu à sua casa.
10 – E o fizeram saber a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste à tua casa?
11 – E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
12 – Então, disse Davi a Urias: Fica cá ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13 – E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e, à tarde, saiu a deitar-se na sua cama, como os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
14 – E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias.
15 – Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
16- Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17 – E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
18 – Então, enviou Joabe e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.

OBJETIVO GERAL
Conscientizar de que somente o revestimento da graça divina, na força e no poder do Espírito Santo, pode livrar-nos do pecado.


HINOS SUGERIDOS: 13, 116, 316 da Harpa Cristã





OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
1 Mostrar que Davi era o homem segundo o coração de Deus;
2 Descrever o ambiente em que Davi pecou;
3 Qualificar o adultério e o homicídio de Davi.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Não há ambiente ou lugar em que estejamos seguros demais para não pecar. Embora salvos em Cristo, ainda convivemos num corpo não redimido, que aguarda a maravilhosa redenção eterna, onde o nosso corpo mortal dará lugar a um corpo glorioso. Enquanto isso não acontece, cá estamos com as nossas lutas e muitas tribulações. O ponto central desta lição nos incentiva a que estejamos revestidos da graça divina e cheios do Espírito Santo para resistir ao convite do pecado que a todo o momento nos cerca. Sinta-se, portanto, encorajado, ou encorajada, a perseverar na fé, sob a força e o poder do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO
A Bíblia não se limita a descrever as façanhas de seus heróis, mas revela igualmente seus pecados, erros e fragilidades. Homens como Noé, Abraão e Jacó cometeram graves faltas na caminhada espiritual (Gn 9.20,21; 20.1-6; 27.19), e a Bíblia não as esconde.  Davi, embora ungido do Senhor, deu lugar ao Diabo, e veio a cometer dois gravíssimos pecados. Por isso, Jesus nos alerta e orar e a vigiar constantemente (Mt 26.41).
A presente lição procura mostrar que ser escolhido de Deus, para algum propósito, não evita a possibilidade de uma eventual (e evitável!) queda. Por essa razão, não podemos descuidar-nos de nossa vida espiritual. É imprescindível estar cheio do Espírito Santo, para não sucumbir aos desejos da carne, atentando seriamente para este conselho de Paulo: fugi da prostituição (1 Co 6.18; Gl 5.16).

PONTO CENTRAL
Somente o revestimento da graça divina, na força e no poder do Espírito Santo, pode livrar-nos do pecado.

ESBOÇO

I – SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

1. O homem segundo o coração de Deus. 

2. Davi era o escolhido de Deus, mas deu lugar ao Diabo.


SÍNTESE DO TÓPICO I
O homem segundo o coração de Deus era o escolhido, mas deu lugar ao Diabo.

SUBSÍDIO DIDÁTICO PEDAGÓGICO
Inicie o estudo desta semana falando a respeito da natureza humana e sua inclinação para o pecado. As Escrituras Sagradas não escondem o lado negativo do ser humano. Certo escritor cristão dizia que, talvez, o pecado original seja a única parte da teologia que pode ser provada empiricamente, isto é, a todo instante o ser humano executa uma ação pecaminosa contra Deus e contra o outro. Por isso, neste primeiro tópico explore um pouco essa reflexão, reforçando a ideia de que só a graça divina, no poder e na força do Espírito Santo, pode-nos demover da prática do pecado. Exorte a sua classe a resistir ao pecado.

II – O AMBIENTE EM QUE DAVI PECOU

1. Criando um ambiente propício ao pecado.

2. Os meios que contribuem para a prática do pecado.


SÍNTESE DO TÓPICO II
Davi criou um ambiente propício ao pecado e deu vazão aos meios que contribuem para sua prática.

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Quando o inverno e sua estação chuvosa passaram, Davi enviou Joabe e o exército israelita para renovar a guerra contra Amom e estabelecer o cerco à capital, Rabá – porém Davi ficou em Jerusalém
(1) Como teria sido muito melhor se ele tivesse ido com as tropas para o campo de batalha! A ociosidade abre a porta para todos os tipos de tentações. Durante este período, Davi se levantou depois que o calor do dia havia passado, e enquanto caminhava pelo terraço de sua casa, viu uma mulher que se banhava no pátio de sua casa na cidade baixa. A tarde
(2) começava às 3 horas, de acordo com a nossa maneira de medir o tempo, e continuava até depois do escurecer. A consulta do rei tornou o nome da mulher conhecido: Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu
(3). O rei assim tinha o conhecimento completo de que a mulher era casada. Seu esposo era um homem da guarda de elite do rei (23.39). O fato de ser heteu não o impediria de se tornar um seguidor do Deus de Israel, embora este povo estivesse incluído entre os cananeus que deveriam ser expulsos pelos israelitas” (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.244,45).

III – O ADULTÉRIO E O HOMICÍDIO DE DAVI
1. Pecado gera pecado.

2. O homicídio de Davi.

3. Davi e seu comandante.


SÍNTESE DO TÓPICO III
O adultério foi a causa do homicídio executado por Davi.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Davi igual a Saul? (11.4). Em ordenar a Joabe para expor Urias ao perigo, o rei estava usando um meio que Saul usara em um esforço para se desfazer do próprio Davi (cf. 1 Sm 18.24,25). Qual então é a diferença entre Saul e Davi? Cada um sucumbiu à tentação e pecou terrivelmente. A diferença é que, quando descoberto, Saul pediu desculpas e rogou a Samuel para não o expor diante do seu povo. Ele estava mais interessado na opinião pública do que em seu relacionamento com Deus (cf.15.15-24). Em contraste, Davi estava tão interessado em seu relacionamento com o Senhor que tomou a iniciativa e fez uma confissão pública, que podemos ler em Salmo 51. Todos os seres humanos são falhos, e qualquer um de nós pode cair. A maneira como resistimos à tentação e a maneira como lidamos com os nossos pecados são ambos indicadores de santidade” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.210).

CONCLUSÃO
O registro do pecado de Davi revela a perfeita justiça de Deus e de sua Palavra. As Escrituras mostram que a prática do pecado é sempre desastrosa. Portanto, evitemos a ociosidade, desenvolvamos os dons úteis à obra de Deus. Confessemos o nosso pecado, pois quem o oculta, torna-o mais grave ainda. Se este for o seu caso, procure o seu pastor; peça-lhe a ajuda. Quem confessa a sua transgressão e a deixa, alcançará a misericórdia.

PARA REFLETIR
A respeito de “O pecado do homem segundo o coração de Deus”, responda:

1. O que significa a expressão um homem segundo o coração de Deus?
A expressão um homem segundo o seu coração fala de alguém que procura agradar ao Senhor.
2. Que tipo de rei Davi é em relação a Deus?
Davi é o rei que agrada a Deus porque em tudo ele priorizava a sua vontade.
3. Por que Davi pecou?
Davi não pecou apenas por ter notado Bate-Seba, mas porque seu olhar foi errante; ele não procedeu como Jó, que fez concerto com os seus olhos para não pecar (Jó 31.1).
4. O que o cristão deve fazer para vencer o pecado?
O cristão deve fugir do pecado e se resguardar em Cristo, pois somente nEle é que se consegue vencer os ataques do Maligno.
5. Qual o propósito de Davi tomar Bate-Seba como esposa?

Ele tinha o propósito de que, quando a criança nascesse, fossem afastadas quaisquer suspeitas de um relacionamento extraconjugal.

Lições do 4º trimestre de 2019 – Osiel Gomes Por: Osiel Gomes
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Osiel Gomes

Osiel Gomes

O comentarista do trimestre é o pastor Osiel Gomes - Pastor Presidente da Assembleia de Deus, campo de Tirirical, em São Luiz – MA, foi por 10 anos diretor da Faculdade Evangélica do Meio Norte (Faeme). Foi também, por 16 anos, co-pastor da AD em Coroatá (MA). Comentarista das Lições Bíblicas da CPAD, ele é formado em Teologia, Filosofia, Direito, Pedagogia e Psicanálise. Também é pós-graduado em docência do ensino superior, tendo lecionado Grego e Hebraico no seminário batista, e presidido a Missão Evangélica Doksa.