Lição 13 – A Velhice de Davi (4 Tri. 2019)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


TEXTO ÁUREO
“Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar.” (2 Sm 23.5)

VERDADE PRÁTICA
A verdadeira essência da vida não consiste em viver muito ou pouco, mas sim em viver cada momento com Deus e para Deus.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – 2 Sm 22.49 Deus é que levanta os seus servos
Terça – 2 Pe 1.21 O Espírito Santo inspirou homens santos a escreverem a Bíblia Sagrada
Quarta – Is 9.7 O governo de Cristo será perfeito
Quinta – Is 55.3 Devemos sempre nos firmar na aliança divina
Sexta – Êx 3.6 O Deus de Jacó usa-nos, apesar de nossas imperfeições
Sábado – Sl 92.14 Busquemos o auxílio divino na velhice, para sermos produtivos

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Samuel 23.1-7
1 – E estas são as últimas palavras de Davi. Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel:
2 – O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca.
3 – Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.
4 – E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando, pelo seu resplendor e pela chuva, a erva brota da terra.
5 – Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar.
6- Porém os filhos de Belial serão todos como os espinhos que se lançam fora, porque se lhes não pode pegar com a mão.
7 – Mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar.

OBJETIVO GERAL
Esclarecer que a essência da vida consiste em viver cada momento com Deus e para Deus.


HINOS SUGERIDOS: 78,278, 348 da Harpa Cristã





OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
1 Apresentar uma visão geral da velhice;
2 Pontuar os problemas na velhice;
3 Enfatizar as palavras finais de Davi em sua velhice.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Quantas são as pessoas que ao longo da caminhada cristã, hoje, já na terceira idade, sentem-se cansadas, desanimadas e sem autoestima? Isso não significa falta de espiritualidade ou ausência de comunhão com Deus, mas mostra que o envelhecimento é uma fase natural da vida que pode ser vivida de maneira saudável ou não. Nesse sentido, o objetivo desta lição é afirmar que a essência da vida consiste em viver cada momento com Deus e para Deus. Assim, podemos ter o olhar alterado sobre a velhice, vivendo-a de modo que glorifique a Deus e alegre o coração

INTRODUÇÃO
Nada há nada de pejorativo na palavra velhice. Ela não fala apenas de idade avançada, mas também de maturidade, experiência. Por isso, o hebraico (seybah) a define como cabelos grisalhos, cabeça encanecida. Nas Escrituras, a velhice é vista como fonte de bênçãos: “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor” (Sl 92.14). A velhice pode ser boa ou ruim − isso dependerá da forma como vivemos cada fase de nossa vida; temamos a Deus e sejamos sábios (Ec 12.1).
Os últimos momentos da vida de Davi, já na velhice, foram conturbados, conforme descrito em 1 Reis, mas, pela sua peregrinação e comunhão com Deus, ele finda sua missão com uma grandiosa ação de graças ao Senhor, que o chamara desde a meninice.

PONTO CENTRAL
A essência da vida consiste em viver cada momento com Deus e para Deus.

ESBOÇO

I – UMA VISÃO GERAL SOBRE A VELHICE
1 Concepções antigas e modernas.

2 Concepção bíblica.



SÍNTESE DO TÓPICO I
A perspectiva bíblica a respeito da velhice é positiva, pois a mostra como algo natural e dadivoso.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Ao introduzir esta lição, fale um pouco do texto base das Escrituras, que fundamenta a lição (2 Sm 23.1-7), destacando a seguinte informação: “O primeiro parágrafo do capítulo 23 é introduzido com um título: Estas são as últimas palavras de Davi (1). Davi é descrito como o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel. É possível que as últimas palavras aqui signifiquem ‘as últimas palavras inspiradas’, visto que o termo hebraico traduzido como diz é um termo que é sempre usado em outras passagens como um pronunciamento divinamente inspirado. Que o Espírito do Senhor realmente falava por Davi (2) é abundantemente atestado nos salmos que ele escreveu” (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.260-61). No tópico três, você poderá retomar o assunto, pois ele trata das palavras finais de Davi.

II – PROBLEMAS NA VELHICE DE DAVI
1 A velhice de Davi.

2 Enfrentando mais um filho rebelde.

3 Constituindo Salomão como rei.

4 As palavras de Davi a Salomão e sua morte.


SÍNTESE DO TÓPICO II
Na velhice, Davi presenciou mais uma revolta de um filho, Adonias.

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Adonias exaltou-se a si mesmo [1 Reis] (1.5-8). A decisão de se andar em seu próprio caminho ao invés de se submeter à vontade de Deus é autoexaltação, e esse espírito frequentemente resulta em uma tendência estabelecida na vida. Isto era verdadeiro no caso de Adonias. Ao exaltar-se a si mesmo, ele seguiu o exemplo de Absalão (cf. 2 Sm 15.1ss). Propositalmente, ele se apresentou como um personagem da realeza, com seus próprios carros, cavaleiros e homens que corriam diante dele. Ao contar com um histórico de disciplina paterna negligente e com a sua formosura (6), ele aparentemente sentiu que Davi, seu pai, não seria empecilho para ele. Adonias procurou a ajuda daqueles que já não gozavam das boas graças de Davi (7): Joabe, o antigo comandante do exército do rei (2 Sm 2.13, passim); e Abiatar, que tinha sido sacerdote leal de Davi no passado (1 Sm 22.20, passim). Existem muitas evidências em 2 Samuel de uma crescente discórdia entre Davi e seu general Joabe (2 Sm 3.23-39; 19.1-8; 24.3,4). No entanto, nada se sabe que possa explicar o desafeto de Abiatar, e a sua consequente disposição de adotar a causa de Adonias” (Comentário Bíblico Beacon:2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.279).

III. AS PALAVRAS FINAIS DE DAVI EM SUA VELHICE

1 O reconhecimento da ação do Deus de Jacó.

2 O Davi inspirado.



SÍNTESE DO TÓPICO III
Em sua velhice Davi reconheceu a ação de Deus e diz palavras divinamente inspiradas

SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ
“Não importa a sua idade, não importam os problemas de saúde ou outro qualquer que você esteja enfrentando. Não importa o cansaço físico e mental, a falta de coragem e de ânimo. O Senhor Jesus faz o seguinte convite: ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei’ (Mt 11.28). Se até então a sua idade tem sido um ‘fardo’ difícil de suportar, a proposta de Jesus é que você troque pelo seu fardo e seu jugo, que é leve e suave. Ou seja: a partir de hoje, os seus muitos dias de vida serão usufruídos com a leveza e suavidade que só Deus pode conceder, por meio de sua maravilhosa paz. […] Com Jesus ao seu lado você poderá dizer que ‘as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo’ (2 Co 5.17). Assim, a sua ‘velha idade’, o seu ‘velho corpo’, o seu ‘velho cansaço’, a sua ‘velha vida’, o seu ‘velho eu’, tudo o que você considera como ‘velharia’ será transformado em coisa novas por Cristo” (FREIRE, Eurides Santana. Melhor idade… Por que não? Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.109,10).

CONCLUSÃO
A Bíblia fala dos atos heroicos de Davi, mas não esconde seus erros e deslizes. Mas o pastorzinho de Belém, como o homem segundo o coração de Deus, soube como retornar ao que o ungira como rei de Israel. Seus salmos relatam a comunhão profunda e íntima que ele mantinha com o Senhor. E, dessa forma, o amado rei finda sua vida, enaltecendo o Deus de Jacó.

PARA REFLETIR
A respeito da lição “A Velhice de Davi”, responda:
1 - Como a velhice é tratada na concepção moderna?
O tom da concepção moderna sobre a velhice é desgastante, ao afirmar que os velhos são ressentidos com os jovens, pois são pessoas cansadas, fora de moda, feias e severas.
 2 - Como a Bíblia descreve a velhice?
A Bíblia descreve a velhice como uma bênção e algo natural.
 3 - O que a igreja deve fazer para com as pessoas de terceira idade?
A igreja deve ter e manter programas especiais para os idosos, pois essa prática revela o amor de Deus ao próximo (Mc 12.30).
 4 - Como é descrito em 1 Reis a velhice de Davi?
Com aproximadamente setenta anos, as forças e a saúde de Davi tinham definhado. Seu corpo não conseguia manter-se aquecido.
5 - Qual a consciência que o rei Davi tinha a respeito de si?

Davi tinha consciência de que todas suas conquistas não eram humanas, e que ele mesmo não era divino, como pensavam os reis de outras nações; seu crescimento provinha do Deus de Israel.

Lições do 4º trimestre de 2019 – Osiel Gomes Por: Osiel Gomes
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Osiel Gomes

Osiel Gomes

O comentarista do trimestre é o pastor Osiel Gomes - Presidente da Assembleia de Deus, campo de Tirirical, em São Luiz – MA, foi por 10 anos diretor da Faculdade Evangélica do Meio Norte (Faeme). Foi também, por 16 anos, co-pastor da AD em Coroatá (MA). Comentarista das Lições Bíblicas da CPAD, ele é formado em Teologia, Filosofia, Direito, Pedagogia e Psicanálise. Também é pós-graduado em docência do ensino superior, tendo lecionado Grego e Hebraico no seminário batista, e presidido a Missão Evangélica Doksa.