Lição 1 – Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários (2 Tri. 2020)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


Texto Áureo
“A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.” (Ef. 1.2)

Verdade Prática
A Epístola aos Efésios revela o propósito eterno de Deus para a Igreja de Cristo.

LEITURA DIÁRIA
Segunda-At 9.3-5 A conversão de Saulo no caminho de Damasco
Terça – At 19.1-3 A visita de Paulo a Éfeso por ocasião da terceira viagem missionária
Quarta-At 19.5-7 O encontro de Paulo com os doze discípulos em Éfeso
Quinta-At 19.8 Paulo prega durante três meses na sinagoga de Éfeso
Sexta-At 20.28-31 Paulo admoesta a igreja e lembra dos três anos de ministério em Éfeso
Sábado – At 28.30 A prisão domiciliar do apóstolo, em Roma, serviu para que ele escrevesse a Epístola aos Efésios

ELEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 1.1,2; Atos 19.1-7
Efésios 1
1 – Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus:
2 – A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
Atos 19
1 – E sucedeu que, enquanto Apoio estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2 – disse-lhes: Recebestes vós já o Espirito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 – Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.
4 – Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 – E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6 – E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.
7 – Estes eram, ao todo, uns doze varões.



HINOS SUGERIDOS: 1, 250, 530 da Harpa Cristã





OBJETIVO GERAL
Mostrar o propósito divino na Epístola aos Efésios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I – Apresentar a autoria e a data da Epístola;
II – Identificar para quem foi dirigida a Epístola aos Efésios;
III- Explicar o propósito da escrita e a mensagem contida na Epístola.
  
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Mais um trimestre se inicia e com ele o grande desafio deformar irmãos e irmãs no ensino das Sagradas Escrituras. Esse é um ministério glorioso e, por isso, devemos levá-lo adiante com muita seriedade, temor esacralidade. Deus conta conosco, os professores da Escola Dominical, para evangelizarmos enquanto ensinamos.
  O assunto deste trimestre é a Carta aos Efésios. Nela, estudaremos gloriosas doutrinas e orientações pastorais para a vida prática de nossos alunos.
  Nesta oportunidade, apresente o comentarista do trimestre: pastor Douglas Baptista, presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB, líder da Assembleia de Deus Missão – DF, doutor em Teologia e licenciado em Filosofia.
Que o Senhor ilumine o seu ministério e lhe use com graça em sua classe. Bom trimestre e boa aula!

ESBOÇO

 INTRODUÇÃO
A Epístola aos Efésios é denominada de “a coroa dos escritos de Paulo” e ainda de “a rainha das epístolas”. Nela, o propósito eterno de Deus para a Igreja está revelado por meio de Cristo Jesus. Nesta lição, estudaremos os aspectos introdutórios e as principais abordagens doutrinárias da Epístola. Durante esse estudo, o conteúdo da Epístola deve nos levar à adoração a Deus e ao aperfeiçoamento de nossa vida cristã.

PONTO CENTRAL
Em Efésios Jesus Cristo é a cabeça; a Igreja, o seu corpo.

I – AUTORIA E DATA
  1. Autoria. 
  2. A assinatura apostólica. 
  3. Uma epístola da prisão. 
  4. Data. 

SÍNTESE DO TÓPICO I
0 apóstolo Paulo é o autor da Carta aos Efésios e sua data de autoria se dá por volta dos anos 61-62 d.C., durante sua prisão em Roma.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
A primeira lição deste trimestre tem por objetivo apresentar a Epístola aos Efésios de forma panorâmica. Por isso, ao expô-la, apresente os grandes pontos da epístola conforme eles estão organizados no material didático: Autoria e data; a questão de quem são os efésios, o contexto sociocultural da cidade e a inserção da igreja nela; e, finalmente, o porquê de o apóstolo escrever a carta para os crentes efésios.
  Para ajudá-lo na exposição desta lição, esteja acompanhado de um bom Comentário Bíblico ou uma boa Introdução ao Estudo do Novo Testamento. A Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, também é uma boa ferramenta para a exposição dos assuntos que serão tratados aqui. Por último, sugerimos que você apresente aos alunos o esboço da Epístola, conforme quadro abaixo:

ESBOÇO DA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS
PARTE 1 – Gloriosas Declarações Teológicas a  Respeito da Redenção (capítulos 1—3)
1) Saudação (1.1,2) 
2) A Preeminência de Cristo Jesus na Redenção (1.3-14) 
3) A Oração Apostólica pelo Esclarecimento Espiritual dos Crentes (1.15-23) 
4) Os Resultados da Redenção em Cristo (2.1-3.13) 
5) A Oração Apostólica pelo Esclarecimento Espiritual dos Crentes (3.14-21)

PARTE 2 – Instruções Práticas para a Igreja e para os Crentes (capítulos 4-6)
1) Implementando o Propósito de Deus (4.1-16) 
2) Reproduzindo a Vida de Cristo nos Crentes (4.17 – 5.21) 
3) Aplicando a Autoridade de Cristo aos Relacionamentos do Lar (5.22 – 6.9) 
4) Estar Capacitado e Equipado para a Batalha Espiritual (6.10-20) 5) Conclusão (6.21-24)

II – DESTINATÁRIOS
  1. A cidade de Éfeso. 
  2. A religiosidade em Éfeso. 
  3. A igreja de Éfeso. 
  4. A saudação epistolar.

SÍNTESE DO TÓPICO II
A Epístola é considerada uma carta circular dirigida às igrejas da Ásia, a começar pela cidade de Éfeso, o centro político, comercial e religioso da época.

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“A CIDADE DE ÉFESO
Situada em uma baía interior (hoje em dia coberta de lodo), a cidade se ligava, através de um canal estreito do Rio Cyster, ao mar Egeu, a uma distância aproximada de 3 milhas (4.8 quilômetros). A cidade ostentava impressionantes monumentos cívicos, incluindo-se entre eles o proeminente templo de Artemis (Diana), uma das sete maravilhas do mundo antigo. As moedas da cidade orgulhosamente exibiam o ‘slogan’ Neokoros, isto é, ‘guardiã do templo’. Paulo pregou a grandes multidões nessa cidade. Os artesãos se queixavam de que ele havia influenciado um grande número de pessoas em Éfeso e em praticamente toda a província da Ásia (At 19.26). Em um dos eventos mais dramáticos registrados no Novo Testamento, o apóstolo conseguiu desvencilhar-se de uma grande multidão no teatro. Essa estrutura, localizada na ladeira do monte Pion, no final do ‘Caminho da Arcádia’, podia acomodar 25.000 pessoas sentadas” (ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.387).

III – PROPÓSITO E MENSAGEM
  1. O propósito. 
   2. A mensagem. 
Eixos temáticos:
(1) A consumação do plano eterno de Deus na pessoa Jesus Cristo (1.3-5);
(2) a atuação do Espírito Santo como o penhor da experiência de salvação (1.13,14);
(3) a reconciliação dos povos por intermédio da cruz de Cristo (2.16); (4) a revelação do mistério da vontade de Deus por obra do Espírito Santo (3.5);
(5) um novo estilo de vida baseado na unidade, na comunhão com o Espírito, na frutificação, na adoração e na intercessão no Espírito (4.3,30; 5.9,18,19; 6.18); os novos relacionamentos conjugais e a luta contra o Diabo (5.21 – 6.20). Portanto, a Epístola contém uma combinação de doutrina, fé e prática da vida cristã, ou seja, de tudo o quanto Deus fez e do que se espera que a Igreja faça.

SÍNTESE DO TÓPICO III
A abordagem da carta gira em torno de duas temáticas: Jesus Cristo, a cabeça; a Igreja, seu corpo.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Não deixe de mencionar a questão do Espírito Santo na Carta aos Efésios, por isso, leve em conta o seguinte fragmento textual:
”O Ministério do Espírito Santo em Efésios
Embora os temas mais importantes em Efésios sejam Cristo, a igreja e o plano eterno de Deus para redenção, é o Espírito Santo e o seu papel em relação ao crente e à Igreja, como presença poderosa de Deus, que faz de nós o povo de Deus e corpo de Cristo na terra. Em relação à proeminência do Espírito Santo em Efésios, Gordon Fee comenta (732): ‘Existem raros aspectos da vida cristã em que o Espírito Santo não assume o papel principal, e são raros os aspectos sobre o papel do Espírito que não tenham sido mencionados nessa carta’.
  Em 1.13, o Espírito Santo é chamado (lit.) de o Espírito Santo da promessa’, cuja importante promessa divina é um sinal de que os últimos dias já chegaram (Jl 2.28-32; At 2.16-21). Jesus promete batizar seus discípulos com o (ou no) Espírito Santo (At 1.5), assim como João Batista havia pregado (Mc 1.8; Jo 1.33) e nesse contexto refere-se ao Espírito como aquEle que o Pai havia prometido (Lc 24-49; At 1.4). […] Além disso, em Efésios, o Espírito Santo é descrito como a marca ou o selo da propriedade de Deus (1.13), a primeira parte da herança do crente através de Cristo (1.14), ‘o Espírito de sabedoria e revelação’ (1.17), aquEle que capacita o crente a ter intimidade com o Pai (2.18), aquEle pelo qual Deus habita na Igreja (2.22), o revelador do mistério de Cristo (3.4,5) e a pessoa que fortalece os crentes em seu íntimo (3.16)” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.389).

CONCLUSÃO
A Epístola revela um elaborado resumo da salvação e suas implicações para a vida cristã. Seu conteúdo recorda o favor imerecido que recebemos gratuitamente da parte de Deus. Suas exortações nos impelem a viver em santidade e, alicerçados em Cristo – a cabeça da Igreja (1.22), a batalhar contra as forças das trevas.

PARA REFLETIR
A respeito de “Carta aos Efésios -Saudação aos Destinatários” responda:

• Como o apóstolo se identifica nas treze cartas de sua autoria?
Nas treze cartas de sua autoria o Apóstolo se identifica como Paulo, nunca como Saulo.
• Em que período a Epístola foi escrita?
A epístola foi escrita no período em que Paulo se encontrava preso em Roma.
• Qual era a maior fonte de renda da cidade de Éfeso?
Sua maior fonte de renda era o comércio de nichos de prata vendidos no templo, razão pela qual seus moradores ficaram alarmados com a pregação de Paulo contra a idolatria (At 19.27-29).
• Cite alguns líderes importantes que passaram pela igreja de Éfeso.
 Apoio, Priscila e Áquila, Timóteo, apóstolo João.
• O que podemos considerar em relação a algumas intenções do autor?
Podemos considerar que uma das intenções do autor aos Efésios era a de atender as múltiplas necessidades da igreja numa perspectiva pastoral.
fonte: cpad




Lições do 2º trimestre de 2020 – Douglas Baptista Por: Douglas Baptista
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Douglas Baptista

Douglas Baptista

Douglas Baptista, líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliologia, e licenciado em Educação Religiosa e Filosofia; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Cristã Evangélica, do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil; e segundo-vice-presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das ADs de Brasília e Goiás, além de diretor geral do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas.