Lição 9 – Como vencer as oposições à obra de Deus (3 Tri. 2020)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


TEXTO ÁUREO
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Rm 8.37)

VERDADE PRÁTICA
Quando depositamos nossa confiança em Deus, descobrimos que Ele é muito maior do que todos os obstáculos que encontramos.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Ef 6.12-16: A fé, uma arma contra a oposição
Terça - Mt 7.7-1: A oração, uma arma contra a oposição
Quarta - At 4.23-32: A união, uma arma contra a oposição
Quinta - At 2.37-47: A vigilância, uma arma contra a oposição
Sexta - Mt 25.1-13: A obra de Deus triunfará
Sábado - At 5.34-42: A grandeza da obra de Deus

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Neemias 4.8-20; 1 João 4.4; 5.5


Neemias 4
8 - E ligaram-se entre si todos, para virem atacar Jerusalém e para os desviarem do seu intento.
9 - Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.
10 - Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos acarretadores, e o pó é muito, e nós não poderemos edificar o muro.
11 - Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disso, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra.
12 - E sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram que, de todos os lugares, tornavam a nós.
13 - Pelo que pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus o povo, pelas suas famílias, com as suas espadas, com as suas lanças e com os seus arcos.
14 - E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.
15 - E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua obra.
16 - E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus moços trabalhava na obra, e a outra metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá.
17 - Os que edificavam o muro, e os que traziam as cargas, e os que carregavam, cada um com uma mão fazia a obra e na outra tinha as armas.
18 - E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.
19 - E disse eu aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.
20 - No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.

1 João
4.4 - Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
5.5 - Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?



HINOS SUGERIDOS:
46, 305, 577 Harpa Cristã
046: UM PENDÃO REAL



H.M.W. (J.McGranahan)

1 Um pendão real vos entregou o Rei A vós, soldados Seus; Corajosos, pois, em tudo o defendei, Marchando para os céus.

Côro Com valor! Sem temor! Por Cristo prontos a sofrer! Bem alto erguei o Seu pendão, Firmes sempre, até morrer!

2 Eis formados já os negros (densos) batalhões Do grande usurpador! Declarei-vos, hoje, bravos campeões; Avante sem temor.

3 Quem receio sente no seu coração, E fraco se mostrar, Não receberá o eterno galardão, Que Cristo tem pra dar.

4 Pois sejamos, todos, a Jesus leais, E a Seu real pendão; Os que na batalha sempre são fiéis, Com Ele reinarão.

305: CAMPEÕES DA LUZ



E.K. e E.C. (Egon Zandelin)

1 Soldados somos de Jesus E campeões do bem, da luz; Nos exércitos de Deus, Batalhamos pelos céus, Cantando, vamos combater. O vil pecado e seu poder; A batalha ganha está; A vitória Deus nos dá.

Coro Breve vamos terminar a batalha aqui, E p ‘ra sempre descansar com Jesus ali; Todos os que são fiéis ao bom Capitão, Hão de receber lauréis como galardão.

2 Levai o escudo, sim, da fé, Pois a peleja dura é, Mas promessa temos nós De jamais lutarmos sós. - As flechas do mal não temer, Mas combater até vencer, Olham os campeões p’ros céus, A vitória vem de Deus.

3 Se alguém cansado se encontrar, Sem forças para pelejar, O Senhor quer te ajudar A vitória alcançar; O mal vencendo avançai, E hinos a Jesus cantai, E da salvação falai; Almas ao Senhor levai.

577: EM FERVENTE ORAÇÃO



E.A.H. (E.A.H.)

1 Em fervente oração, vem o teu coração Na presença de Deus derramar! Mas só podes fruir o que estás a pedir, Quando tudo deixares no Altar.

Coro Quando tudo perante o Senhor estiver, E todo o teu ser Ele controlar, Só, então, hás de ver que o Senhor tem poder, Quando tudo deixares no Altar.

2 Maravilhas de amor te fará o Senhor. Atendendo à oração que aceitar. Seu imenso poder, te virá socorrer, Quando tudo deixares no Altar.

3 Se orares, porém, sem o teu coração Ter a paz que o Senhor pode dar, Foi por Deus não Sentir que tua alma se abriu, Tudo, tudo, deixando no Altar.



OBJETIVO GERAL
Destacar as medidas adotadas por Neemias a fim de vencer as oposições à realização da obra de Deus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

  1. Ressaltar o que a Bíblia afirma sobre a natureza dos ataques espirituais à obra de Deus;
  2. Identificar os meios que o Inimigo utiliza para neutralizar a fé do crente;
  3. Destacar quais armas espirituais Neemias utilizou para vencer as oposições à obra de Deus.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

A lição desta semana destaca a dura resistência dos samaritanos no tocante à reconstrução do muro de Jerusalém. Neemias enfrentou com sabedoria a oposição daqueles que não queriam ver a obra de Deus sendo realizada. Como se não bastasse os problemas externos, Neemias ainda teve a incumbência de incutir ânimo no povo, levando-o a trabalhar empenhadamente em prol da obra de Deus. Nos dias atuais, carecemos de obreiros dedicados que mesmo sabendo que a batalha é renhida, ainda assim não recuam, mas trabalham com esmero para que a obra de Deus seja realizada.

INTRODUÇÃO

Na lição 7 observamos como a construção dos muros em Jerusalém provocou uma dura resistência por parte dos samaritanos. Nesta lição iremos observar, mais detalhadamente, as diferentes formas dos seus ataques, e o modo como os judeus conseguiram vencê-los e concluir a obra.

PONTO CENTRAL

Jamais devemos permitir que alguma coisa venha abalar a nossa fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus. 

I – QUAL A PROCEDÊNCIA DESTES ATAQUES?

1. A Bíblia revela a verdadeira força por trás destes ataques. 

2. Qual a orientação que a Bíblia dá diante desta luta?
Ela diz: “Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais: 

a) RESISTIR NO DIA MAU;
b) TENDO FEITO TUDO;
c) FICAR FIRMES (Ef 6.13). 

3. Nesta luta contra o mundo invisível a arma mais eficaz é a fé.

4. Nesta luta as armas devem ser espirituais (2 Co 10.4).


SÍNTESE DO TÓPICO I
A nossa luta é antes de tudo espiritual, os inimigos visíveis são meramente instrumentos dos demônios, os quais nos atacam. No entanto, as nossas armas também são espirituais, pois não lutamos contra carne e sangue.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO 
A aula desta semana é uma excelente oportunidade para que seus alunos conheçam o conceito de “batalha espiritual”. Neste caso, à medida que você destacar a importância do preparo espiritual, explique quais armas a igreja dispõe para vencer as adversidades que surgem para impedir o crescimento e bom funcionamento da obra de Deus. Para tanto, pesquise na internet ou revistas e leve para a sala de aula imagens ou figuras que representem a armadura de Deus citada por Paulo em Efésios 6.10-18. Sugiro para o seu estudo o Novo Manual de Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos, que trás alguns detalhes sobre a armadura de Deus:

“Paulo se refere à roupa usada pelo soldado. Ele combina a profecia de Isaías sobre a armadura de Deus (Is 59.16,17) com o que se sabe sobre o soldado romano.

Por baixo da armadura do soldado estava uma vestimenta básica para ‘ficarem firmes’, de modo que a armadura (casaco e saia de couro cobertos com placas de metal) pudesse ajustar-se por cima. Os soldados romanos tinham sandálias pregadas com tachas grandes que firmavam seus pés no chão. Paulo usa a descrição para dizer que o Diabo não poderá derrubar os cristãos se eles forem estritamente honestos, absolutamente justos em seus tratos e não se deixarem perturbar facilmente. Acrescente a isso uma salvação que os capacita a viver segundo o padrão de Deus, com acesso ao que Deus disse e confiança nEle, e o cristão estará bem protegido” (GOWER, Ralph. Novo Manual dos Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.16).

II – O INIMIGO PROCURA ATINGIR A NOSSA FÉ.

1. O Inimigo ataca com a arma do desprezo.

2. O Inimigo ataca com a arma do ESCÁRNIO (Ne 4.3,4; Jr 20.7; SI 79.4).

3. O Inimigo chama a nossa atenção para a imensidade da tarefa.

4. O Inimigo usa contra nós os boatos e as mentiras.

5. O Inimigo usa como arma a astúcia.

6. O Inimigo usa como arma as ameaças.


SÍNTESE DO TÓPICO II
O Inimigo utiliza as ferramentas do desprezo, da mentira e do escárnio, mas é importante entender que isso faz parte da cruz que devemos aceitar quando seguimos a Jesus.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
O caráter de Neemias revela-se ilibado no material escrito disponível. Ele foi tão dotado e talentoso como qualquer homem dos tempos pós-exílicos. Seu contagioso patriotismo era profundo e intenso e levava os homens a deixar suas colheitas a fim de viajar para Jerusalém e trabalhar na reconstrução do muro. Sua rígida integridade, associada a uma bondosa humildade, fazem com que ele se projete como um notável exemplo de liderança leiga. Sua abnegada prática de recusar qualquer recompensa pelos serviços (Ne 5.14-18) deve ter deixado uma impressão indelével nos pobres de Jerusalém. Sua intensa fé em Deus e genuína piedade eram evidenciadas pelo zelo que dispensava à ética e à parte cerimonial da religião. Acima de tudo, sua devoção ao dever, sua infatigável energia e determinada persistência impulsionaram um grupo de homens que nunca desistiam. Neemias era um homem de ação, não um homem que se sentava para esperar que Deus fizesse com que acontecesse algum evento sobrenatural. A desesperada condição de seu povo exigia, sem demora, que fossem tomadas medidas extremas. Analisando sua obra como um todo, Neemias realmente foi um homem preparado por Deus para agir naquela hora” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.1350).

III – QUAL O SEGREDO DA VITÓRIA DE NEEMIAS E DOS JUDEUS?

1. Os judeus venceram porque tinham certeza de que estavam na vontade de Deus.

2. Os judeus venceram pela oração.

3. Devemos também orar (1 Ts 5.17).

a. É impedir que alguma coisa nos estorve a orar, encontrando-nos apenas na oração. 

b. É persistir em orar, ainda que o Diabo procure tornar pesada e difícil a oração. 

c. É orar até que venha a resposta! Devemos orar “até que...” (Is 62.8; Lc 24.49). 

d. É uma prova de que o Espírito de oração opera em nós (Zc 12.10; Rm 8.26; Ef 6.18; Jd 20).

SÍNTESE DO TÓPICO III
Neemias sabia que o Senhor o havia enviado para Jerusalém, e que pelejava por eles. Esta certeza, acompanhada do compromisso com a oração foram importantes para que o servo do Senhor alcançasse êxito na sua missão.

SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ

O fato é que Deus se comprometeu a ouvir e responder as orações de seu povo. Somos informados uma vez após a outra — e Jesus nos lembra — que o que Deus quer fazer em nós e por nós, de alguma maneira, depende de pedirmos a Ele que faça isso (Mt 7.7,8; Tg 4.2). A oração é o meio concedido por Deus de admiti-lo em nossa vida e necessidades. Em sua palavra, Ele nos fez inúmeras promessas e comprometeu-se a cumpri-las quando as levamos a sério (por exemplo, 2 Cr 7.14; Sl 50.15; Jr 33.3). A verdadeira oração começa quando começamos a aceitar a Deus em sua Palavra.

Jesus não só nos chama a desfrutar suas bênçãos, mas também nos envolve em uma batalha espiritual para a qual precisamos de uma armadura e de armas. A oração é uma das armas (Ef 6.14-20). Observamos como ela funciona quando os cristãos primitivos, no livro de Atos, reagiram aos ataques do Diabo com oração (4.23,24; 12.54). É por meio da oração que colaboramos com o Senhor na execução de seus planos para o mundo. Assim, a oração não é apenas um passatempo prazeroso; ela também funciona e combate” (Guia Cristão de Leitura da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p.591).

PARA REFLETIR
A respeito de “Como Vencer as Oposições à Obra de Deus”, responda:

• Qual a procedência dos ataques contra a obra de Deus?
Os ataques contra a Obra de Deus procedem do próprio Diabo.

• Como devemos enfrentar os ataques do Diabo?
Com a armadura de Deus, que são as nossas armas espirituais.

• Com que armas o Inimigo nos ataca?
O inimigo nos ataca com as armas do escarnio, do desprezo, dos boatos, das mentiras, etc.

• Como os judeus venceram a oposição?
Pela oração.

• O que nos recomenda o apóstolo Paulo?
Que oremos sem cessar.


Por: Eurico Bergstén
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Eurico Bergstén

Eurico Bergstén

O comentarista do trimestre é o Pastor Missionário Finlandês (In memoriam - 1913 a 1999). Bergstén nasceu em Helsinky, Finlândia, a 13 de agosto de 1913, casando-se com Esther Margareta Bergstén. No dia 2 de setembro de 1948, em obediência à vontade do Senhor, veio ao Brasil. Comentarista de 35 revistas da Escola Dominical. - Escritor. - Livros: 5 "Introdução à Teologia Sistemática" - CPAD. "Teologia Sistemática" - CPAD. Em 1987, a CGADB deu-lhe o título de Conselheiro Vitalício da CPAD, juntamente com o missionário Bernhard Johnson Jr.