Lição 12 – Esdras e Neemias combatem o casamento misto (3 Tri. 2020)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho



TEXTO ÁUREO
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Co 6.14)


VERDADE PRÁTICA
O lar foi instituído por Deus para ser uma bênção, desde que seja observada a orientação divina na sua formação.

Outras lições desse trimestre:

Lição 5 – Zorobabel recomeça a construção do Templo
Lição 6 – Neemias reconstrói os muros de Jerusalém
Lição 7 – O povo de Deus deve separar-se do Mal
Lição 8 – As causas da desunião devem ser alienadas
Lição 9 – Como vencer as oposições à obra de Deus

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 2.18-24
O casamento, uma instituição divina
Terça - Êx 34.10-16; Dt 7.3
Deus reprova o casamento misto
Quarta - Jz 14.1-16
A tragédia de um casamento misto
Quinta - Gn 24.38-67
Um casamento aprovado por Deus
Sexta - Cl 3.19; Tt 2.4
O amor, a base do casamento
Sábado - Êx 12.12-23
A proteção do lar

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Esdras 9.1-4; Neemias 13.23-26; 9.38; 10.1,29,30

Esdras 9

1 - Acabadas, pois, essas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus,
2 - porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a semente santa com os povos destas terras, e até a mão dos príncipes e magistrados foi a primeira nesta transgressão.
3 - E, ouvindo eu tal coisa, rasguei a minha veste e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e me assentei atônito.
4 - Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu me fiquei assentado atônito até ao sacrifício da tarde.

Neemias 13
23 - Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
24 - E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.
25 - E contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
26 - Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.

Neemias 9
38 - E, com tudo isso, fizemos um firme concerto e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes.

Neemias 10
1 - E os que selaram foram Neemias, o tirsata, filho de Hacalias, e Zedequias,
29 - firmemente aderiram a seus irmãos, os mais nobres de entre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos;
30 - e que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos;




HINOS SUGERIDOS:
88, 193, 515 Harpa Cristã
088: REVELA A NÓS, SENHOR



*** (I.D.S.)

1 Jesus, meu Rei, Mestre e Senhor, O Teu amor revela a mim, Enquanto eu aqui viver, Até eu ver da vida o fim.

Coro Revela a nós, Senhor Jesus, meu Salvador, As maravilhas mil do Teu divino amor; E com veraz louvor, fervente gratidão; Eleva a TI, Jesus Senhor, o nosso coração.

2 As bênçãos mil do Teu amor, Qual esplendor me cercarão; O Teu olhar será, Jesus, A grata luz do coração.

3 Sorrisos Teus verei brilhar, Se não andar no mundo vil: Desfrutarei prazer veraz, Tempo de paz primaveril.

4 E, quando for no céu morar, E descansar dos dias meus, Feliz viver receberei De Ti, meu Rei, meu santo Deus!

193: A ALMA ABATIDA



P.L.M.

1 Se tu, minh’alma, a Deus suplicas, E não recebes, confiando fica Em Suas promessas, que são mui ricas, E infalíveis pra te valer.

Coro Por que te abates, ó minha alma? E te comoves, perdendo a calma? Não tenhas medo, em Deus espera, Porque bem cedo, Jesus virá.

2 Ele intercede por ti, minh’alma; Espera nEle, com fé e calma; Jesus de todos teus males salva, E te abençoa, dos altos céus.

3 Terás em breve, as dores findas, No dia alegre da Sua vinda; Se Cristo tarda, espera ainda Mais um pouquinho, e O verás.

515: SE CRISTO COMIGO VAI



F.V. (C. Austin Miles)

1 Se, pelos vales, eu peregrino vou andar Ou na luz gloriosa de Cristo habitar, Irei com meu Senhor pra onde Ele for. Confiando na graça de meu Salvador.

Coro Se Cristo comigo vai, eu irei E não temerei, com gozo irei; comigo vai; E grato servir a Jesus, levar a cruz; Se Cristo comigo vai, eu irei.

2 Se lá para o deserto Jesus me quer mandar; Levando boas novas de salvação sem par; Eu lidarei, então, com paz no coração. A Cristo seguindo, sem mais dilação.

3 Será a minha sorte a dura cruz levar, Sua graça e Seu poder, quero sempre aqui contar. Contente com Jesus, levando a minha cruz. Eu falo de Cristo que é minha luz.

4 Ao Salvador Jesus eu desejo obedecer, Pois na Sua Palavra encontro o meu saber; Fiel a Deus serei, o mundo vencerei, Jesus vai comigo, não mais temerei.



OBJETIVO GERAL
Salientar o perigo das uniões ilícitas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

  1. Apresentar o combate de Esdras e Neemias com o casamento misto;
  2. Explicar o porquê de um judeu não poder se casar com uma pagã;
  3. Destacar a sobrevivência do povo judeu;
  4. Aconselhar a respeito do casamento de crentes;
  5. Incentive a espera em Deus.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O casamento constitui o elemento de unidade do povo de Deus. Por isso, o Antigo Testamento proibia a união mista. Esta trazia uma cultura alheia a do povo de Deus e o consequente pecado de idolatria. A Bíblia menciona a idolatria do rei Salomão como influência clara da religião de suas esposas estrangeiras. Contra esse perigo que Esdras e Neemias se levantam, pois a prática de casamento mistos era comum no meio do povo. Israel não poderia ser reconstruído com o perigo de cair novamente na idolatria e violar sua identidade como povo de Deus. Por isso os líderes da reconstrução exortam ao povo a manter a pureza de seus princípios espirituais outorgados pela Lei de Deus.

INTRODUÇÃO
Nesta lição iremos estudar o grave problema do casamento entre judeus e mulheres pagãs. Veremos a enérgica ação de Esdras e de Neemias para solucionar este problema, e também o que a Palavra de Deus diz sobre o assunto.
Na lei de Deus, aparece a ordem: “Não faças concerto com os moradores da terra, nem tomes das suas filhas para os teus filhos... (Êx 34.11-16; Dt 7.3,4). Foi por este motivo que o sacerdote Esdras, conforme a leitura da nossa lição, ficou perplexo, quando tomou conhecimento de que o povo, depois de haver voltado do exílio, tomava mulheres dos povos gentílicos em redor, misturando a semente santa.
O povo começou a seguir as abominações dos povos. Ele, então, chorou, rasgou os seus vestidos, e buscou com profunda dor a ajuda de Deus, reconhecendo que eles, com isto, haviam deixado os mandamentos, violando-os, aparentando-se com os povos destas abominações (Ed 9.1-14). O resultado deste movimento foi uma purificação e tomada de atitude firme em obediência à Palavra de Deus (Ed 10.1-13).

PONTO CENTRAL
A união ilícita é um perigo espiritual.

I – ESDRAS E NEEMIAS COMBATEM O PERIGO DO CASAMENTO MISTO

1. A ira e a reação de Esdras.

2. O efeito da atitude de Esdras foi imediato.

3. O arrependimento do povo.


SÍNTESE DO TÓPICO I
Esdras combateu o perigo da união mista com contundência.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A exclusividade implícita nesta resposta ecoou repetidamente nas advertências de Esdras e Neemias ao povo remanescente para separar-se das populações circunvizinhas, sobretudo na prática matrimonial. Esdras ouviu a reclamação que o povo, os sacerdotes e os levitas tinham se casado com indivíduos das nações vizinhas descrentes, uma abominação que resultou na mistura da raça santa com os que os cercavam (Ed 9.2). Como fizeram os antepassados dessas nações séculos antes, eles entraram na terra da promessa para levar as práticas más dos habitantes cananeus (vv.11,12).

Esdras ficou tão indignado com este desarranjo das linhas demarcatórias que ordenou o divórcio peremptório sempre que houvesse casamentos mistos (Ed 10). Anos mais tarde, Neemias retomou a causa. Ordenou que os israelitas que tinham se separado das nações vizinhas pagãs renovassem os votos do concerto ao Senhor (Ne 9.2) e se contivessem, daí em diante, de casarem-se entre nacionalidades diferentes (10.28). De interesse especial para Neemias, foi o problema do casamento entre judeus com as mulheres de Asdode, Amom e Moabe. Comparou essas alianças com as de Salomão, que resultaram no fim da monarquia (Ne 13.13-27)” (ZUCK, Roy (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.215).

II – POR QUE UM JUDEU NÃO DEVIA CASAR COM UMA PAGÃ?
1. Deus havia proibido o casamento misto (Dt 7.2-4; Êx 34.16; Js 23.12,13).

2. A história de Israel registra vários exemplos das consequências nefastas do casamento misto.

Vejamos:

a. Salomão, filho de Davi, rei de Israel, o que construiu o grande Templo em Jerusalém, contaminou-se por causa dos casamentos com mulheres pagās. 

b. Acabe, rei de Israel, casou-se com Jezabel, princesa sidônia (1 Rs 16.31). Jezabel fortaleceu o culto a Baal em Israel, e perseguiu os profetas de Deus (1 Rs 18.4).

SÍNTESE DO TÓPICO II
Deus proibiu a união mista entre os judeus porque a consequência dessa prática é nefasta conforme a história de Israel mostra.

III – A SOBREVIVÊNCIA DO POVO JUDEU


SÍNTESE DO TÓPICO III
A preservação do povo judeu é considerada um milagre.

SUBSÍDIO BIBLIOGÓGICO
“[Prometemos] que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos’ (10.30), preceituava o ‘firme concerto’. Na ocasião em que ele fora firmado, a pureza racial fora tema de preocupação comum, e eles ‘apartaram de Israel toda mistura’ (13.3), indo além do que mandava a lei, que excluía apenas amonitas e moabitas. Não obstante, o zelo pela natureza do sangue israelita, e em fazer tudo para agradar a Deus, que presumivelmente instigara tal exclusivismo, evaporara-se. Quando Neemias retornou a Jerusalém, encontrou lá ‘judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas’ (13.23). O motivo pode ter sido a paixão, é claro, porém é mais provável que haja sido prudência (se é que se pode chamar assim), que tinha os olhos na oportunidade e nos casamentos por dinheiro, prestígio ou alguma outra forma de lucro mundano. E, em alguns casos, Neemias descobriu que a língua falada em casa, por decisão dos pais, era estrangeira. [...] (13.24). Isso enfureceu Neemias, não apenas pela quebra do voto, mas porque as crianças seriam incapazes de partilhar da adoração em Israel, ou aprender eficazmente a Lei; consequentemente, não estariam aptas a transmitir a fé aos filhos que viriam a ter, e assim estaria em risco a futura unidade espiritual da nação israelita da nação de Israel” 
(PACKER, J. I. Paixão Pela Fidelidade: Sabedoria extraída do livro de Neemias. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.212).

IV – UMA PALAVRA FINAL SOBRE O CASAMENTO DOS CRENTES


SÍNTESE DO TÓPICO IV
O casamento é a união total entre um homem e uma mulher.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Conclua a lição esclarecendo aos alunos o princípio de unidade que o nosso Senhor Jesus ensinou na oração sacerdotal de João 17.18-24. É importante ressaltar que os princípios eternos do Reino de Deus devem ser aplicados à vida inteira. Então, por que não aplicaríamos essa coerência no casamento, uma das decisões mais importantes do futuro de uma pessoa?

Tome exemplos bíblicos como o de Sansão, no livro de Juízes, e o de Salomão, no livro de 1 Reis, destacando as dificuldades espirituais que esses dois líderes passaram. As consequências de suas escolhas foram catastróficas, não só para eles mesmos, mas, sobretudo, para o povo que eles representavam. Finalize dizendo que em relação ao casamento, a decisão sempre afeta mais de uma pessoa. Ela traz consequência para toda a família.

V – ESPERA EM DEUS


SÍNTESE DO TÓPICO V
Ouça este bom conselho: “Espera em Deus”.

PARA REFLETIR

A respeito de “Esdras e Neemias Combatem o Casamento Misto”, responda:
 
• No tocante aos casamentos mistos, qual era a recomendação do Senhor a Israel?
“Não faças concerto com os moradores da terra, [...] tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos” (Êx 34.12,16).

• Qual foi a reação de Esdras ao tomar conhecimento de que os judeus haviam se unido às mulheres pagãs em casamento?
Angustiou-se muito, rasgou as vestes e arrancou os cabelos, num sinal de pesar pela rebeldia do povo.

• Que famoso rei de Israel comprometeu sua vida espiritual em consequência de casamentos mistos?
Salomão.

• No tocante ao casamento, o que recomenda a Bíblia para o crente?
“Está livre para casar, contanto que seja no Senhor”.

• Por que os casamentos mistos eram perigosos para o povo judeu?
Porque ameaçavam a fé hebraica e a própria sobrevivência do povo de Israel.


Por: Eurico Bergstén
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
Eurico Bergstén

Eurico Bergstén

O comentarista do trimestre é o Pastor Missionário Finlandês (In memoriam - 1913 a 1999). Bergstén nasceu em Helsinky, Finlândia, a 13 de agosto de 1913, casando-se com Esther Margareta Bergstén. No dia 2 de setembro de 1948, em obediência à vontade do Senhor, veio ao Brasil. Comentarista de 35 revistas da Escola Dominical. - Escritor. - Livros: 5 "Introdução à Teologia Sistemática" - CPAD. "Teologia Sistemática" - CPAD. Em 1987, a CGADB deu-lhe o título de Conselheiro Vitalício da CPAD, juntamente com o missionário Bernhard Johnson Jr.